Visualização da Newsletter

Edição nº 475, de 16 de dezembro de 2016 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Prefeitura acata proposta do TRT
e Procuradores suspendem greve


União dos Procuradores obrigou Prefeitura a assinar acordo

Em greve desde o dia 17 de outubro, os Procuradores suspenderam o movimento na quarta (14), após o prefeito Sebastião Almeida assinar documento, aceitando a proposta de acordo apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP).

A minuta propõe uma fórmula para a reposição dos dias parados e outras questões pendentes, como a segurança do imóvel ocupado pela procuradoria e condições de trabalho.

O acordo, proposto pela desembargadora Lycanthia Carolina Ramage, considera que já estão compensados o equivalente a 1/3 dos dias parados, por conta do trabalho realizado home office no curso da greve. O restante será compensado com uma hora de trabalho a mais por dia, descontando-se os dias trabalhados em escala durante o movimento, conforme registro de ponto eletrônico.

Salários - A paralisação na procuradoria foi uma reação dos Servidores à perda salarial, que chegou a 60% dos vencimentos. O problema ocorreu devido a um erro legislativo da Administração. Em razão do esgotamento do atual mandato do chefe do executivo, os Procuradores decidiram negociar a questão com o próximo prefeito.

O presidente Pedro destaca: “Os Procuradores estão de parabéns, porque demonstraram unidade e disposição de luta. O Sindicato esteve ao lado deles desde o início do movimento, apoiando e dando suporte às negociações. Vamos levar a luta adiante no ano que vem”.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com o nosso Jurídico.

Servidores protestam contra projetos lesivos


Diretora Sara e outras Servidoras

O Sindicato marcou presença nas sessões desta semana na Câmara Municipal e protestou contra projetos lesivos aos Servidores.

Na terça (13), mobilizamos a Guarda Civil Municipal, para pressionar os vereadores a votar contra a Operação Delegada. O Stap é contra o projeto, que legaliza o bico de policiais militares, desvaloriza a função do GCM e consome recursos do município.

A votação foi adiada para quinta (15), quando houve nova mobilização. Desta feita, também denunciamos o projeto de lei que regulamenta 1.941 cargos comissionados. Nosso presidente Pedro Zanotti Filho comenta: "Esses cargos são como um câncer que trava reajuste justo e principalmente nossas evoluções na carreira".

A votação sobre a criação de cargos ficou para segunda (19), já a Operação Delegada foi retirada da pauta.


Sindicato encaminha demandas do CTA da Saúde


Diretores do Stap em reunião no CTA

Na terça (13), os diretores Rogério de Oliveira, Ricardo da Silva e Eli Edgar dos Santos estiveram no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde, no Gopoúva. Na unidade, trabalhadores se queixam da falta de atendimento a várias demandas. Nossos diretores participaram de encontro com a diretora da Regional de Saúde, dra. Heloísa Helena.

Na pauta foram debatidos diversos assuntos, como dificuldades criadas pela falta de enfermeiras. São quatro que fazem o atendimento. Porém, duas estão afastadas por motivo de saúde. Além disso, o elevador utilizado pelos funcionários está às escuras.

Perigo - Outro problema apontado pelos Servidores é a forma de lidar com o material infectado e perfuro-cortante utilizado na aplicação de vacinas, coleta de sangue e outros procedimentos. “Até então, as ASGs da Proguaru manipulavam o material, mas a empresa proibiu. O problema agora é quem vai mexer com esse tipo de resíduo hospitalar”, comenta o diretor Ricardo.

Encaminhamentos - A administração da regional se comprometeu a tomar providências para conseguir repor pelo menos uma enfermeira no Centro, mesmo porque a outra está em término de férias e logo retorna à função. Quanto à iluminação do elevador, será feita manutenção. Com respeito à manipulação e embalagem do material infectado e perfuro-cortante, as enfermeiras vão amarrar os sacos e uma auxiliar vai levá-los até seu local de acondicionamento, onde aguardarão o transporte para incineração.

Informações - Ligue no Sindicato e fale com um de nossos diretores pelo 2468.2607.

Stap visita UBS e confere queixas quanto a ocorrências de ponto


Rogério e Eli com Servidores na UBS

Os diretores Rogério, Ricardo e Eli também estiveram terça (13) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso. Servidores se queixam do procedimento adotado pela chefia, quanto à aplicação da norma sobre ocorrência de ponto. “Alguns funcionários estão tendo descontos em seus salários, que consideram injustos. Eles alegam que a gerente não está interpretando a norma de forma coerente”, conta Rogério.

O Sindicato já realizou diversas reuniões com o governo para tratar do caso. “Acertamos que seriam tomadas providências, para fazer valer o que estabelece o decreto 20.474/98, no seu artigo 5°. Mas as reclamações dos trabalhadores continuam”, comenta.

O Decreto estabelece que os Servidores têm direito a três ocorrências de ponto ao mês, limitadas a uma vez por dia. O Sindicato continuará cobrando a aplicação correta da norma.


Veja como será o recesso neste final de ano

Devido ao recesso e férias de colaboradores, o Sindicato informa que o atendimento na sede foi interrompido nesta sexta (16), às 12 horas. As atividades retornam às 8h30 do dia 9 de janeiro.

Cabeleireiro - O atendimento no salão volta dia 19 de janeiro.

Clube de Campo - O espaço só deixará de funcionar nos finais de semana em que se comemoram Natal e Ano Novo. Ou seja, dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais, estará aberto para uso.

Caixa Econômica - O posto funcionará normalmente no período de recesso, das 9 às 18 horas. Porém, os atendimentos serão apenas com agendamento prévio. O posto estará fechado apenas dia 30, quando os bancos param. Agende visita no (11) 2600.8200, com Vanessa.

WhatsApp - No período de recesso o aplicativo ficará desativado.


Diretores voltam ao setor de infraestrutura da Saúde


Leandro e Ricardo na secretaria

Na manhã desta sexta (16), nossos diretores Ricardo da Silva e Leandro Martins voltaram ao setor de infraestrutura da Secretaria de Saúde, a fim de dar sequência às tratativas com os trabalhadores do setor. Eles informaram sobre o andamento das reivindicações expostas em reunião na semana anterior. O encontro também teve a presença de gestores.

Alguns itens da pauta já foram solucionados. “A questão do relacionamento com a chefia melhorou. Também houve ajuste no sistema de rodízio das equipes”, explica o diretor Leandro.

Banheiro - Os trabalhadores se queixam do número reduzido. A boa notícia é que o desenho da planta para a construção de novos banheiros já foi aprovado e a ferragem da fundação adquirida. Vamos acompanhar de perto o andamento das obras.

Reforma - A reunião também tratou das reformas em três postos do SAMU, que foram determinadas pelo Ministério Público. “A última obra está sendo concluída”, observa Ricardo.

Nova reunião de acompanhamento e avaliação ficou agendada com os Servidores. Será no início do próximo ano, com data a ser definida.


SINCEROS AGRADECIMENTOS


Pedro Zanotti Filho
Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Prezados amigos e amigas:

Antes de mais nada, quero agradecer a todos os que recebem e leem este informativo semanal, que chega hoje à edição 475.

Agradeço cada Servidor, consciente de que nosso trabalho ajuda a cidade e o povo.

Agradeço aos que apoiam o Sindicato; respeito os que discordam da diretoria; aceito as críticas construtivas; e reafirmo que gosto muito do debate.

A cada dia, me convenço mais da força do trabalho coletivo, da articulação de ações coletivas e da importância de que o conhecimento, o progresso e a renda sejam apropriados também coletivamente.

Estamos em época de final de ano, de festividades e de recesso.

Porém, é nosso dever estar atentos, pois haverá mudança no comando político e administrativo do Município.

Respeitaremos o estilo de cada gestor, se for democrático, transparente e respeitoso com o funcionalismo. Respeitaremos as decisões da Câmara, se forem democráticas, progressistas e voltadas para o interesse público.

Não poderia deixar de falar sobre nosso País, que está sendo pisoteado pela elite canalha, ladra e antinacional. Ao comentar a crise, quero reafirmar a disposição minha, da diretoria e, com certeza, da categoria, de construir um Brasil justo, equilibrado e mais democrático.

Há uma antiga canção de Djavan sobre o apartheid na África do Sul, que diz: “O negro lute/se quiser sonhar”. Não basta sonhar. É preciso criar condições para que o abstrato vire concreto e faça o processo avançar.

Bom Natal. Boas Festas. Saúde para todos. E paz nos corações.


Posto da Caixa no Stap oferece opções de crédito

O posto de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) no Sindicato, que funciona desde junho de 2015, continua oferecendo diversas opções de crédito, como empréstimo consignado e financiamento da casa própria.

A taxa de juros para Servidores do Saae, Prefeitura e Proguaru, que têm conta na Caixa, estão entre as mais baixas do mercado. A Caixa também oferece serviço de portabilidade de empréstimos. Os prazos de pagamento são: Servidores da Prefeitura, 120 meses; trabalhadores da Proguaru, 84; e do Saae 96 meses.

Documentos - Para obter o consignado, o trabalhador deve levar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço e os três últimos holerites.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a):
é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: outras formas de sindicalização, por ficha ou visita de diretores nos locais de trabalho, continuam.

Vantagens - O sócio Servidor tem descontos especiais em escolas, faculdades, parques temáticos e colônias de férias. Além disso, dispõe de atendimento odontológico extensivo aos dependentes. Ainda tem o Clube de Campo, na região do Marmelo. É um recanto ideal para descanso, esporte e lazer da família. Totalmente gratuito para associados.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


REDES SOCIAIS INFORMAM E MOBILIZAM. ACESSE NOSSA REDE!
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato.

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail sindicato@stapguarulhos.org.br