Visualização da Newsletter

Edição nº 463, de 23 de setembro de 2016 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Servidores participam de atos contra reformas neoliberais e PEC do arrocho



Diretores Ivandro e Renata com Servidores em frente à Fiesp, na Paulista

Os Servidores municipais de Guarulhos foram linha de frente nas mobilizações ocorridas na quinta (22), na Avenida Paulista em São Paulo. Na parte da manhã, a categoria participou do ato unitário das Centrais Sindicais em frente à Fiesp em defesa dos direitos e das conquistas. No período da tarde, o protesto foi contra a PEC 241 (PEC do arrocho).

O diretor Ivandro Moreira falou aos trabalhadores em frente à Fiesp, no caminhão de som. "Os Servidores condenam a PEC 241 porque ela ataca o Estado, afeta os serviços públicos e prejudica a população", disse ele. Ivandro continuou: "Essa é uma proposta de Estado mínimo, que prejudica a população mais pobre e necessitada".

Arrocho - Durante a tarde, os Servidores de Guarulhos e o Stap se uniram a Servidores de todo o Estado de São Paulo na manifestação contra a PEC 241 que, entre outras coisas, propõe congelamentos de salários do funcionalismo público por 20 anos, dos planos de carreira e suspende a realização de concursos públicos.

O presidente em exercício do Stap, Rogério de Oliveira, diz: "Isso é um absurdo! Com essas medidas, o governo Temer caminha para a precarização total do serviço público, pois desvaloriza o trabalhador e penaliza a população com a falta de investimentos e queda na qualidade dos atendimentos".

Terceirização - Outra frente da manifestação é contra a terceirização irrestrita da mão de obra. Rogério continua: "No funcionalismo público, a terceirização vai representar queda na qualidade do atendimento à população, pois será feito por pessoal destreinado e desqualificado, profissionalmente falando. Sem contar os salários, que serão muito baixos".

Informações - Ligue no Sindicato (2468.2607) e fale com nossos diretores.


Sindicato vai à Justiça pelo pagamento do Pmaq

Na terça (20), o Jurídico do Sindicato ingressou com Ação Civil Pública na 10ª Vara do Trabalho de Guarulhos, a fim de cobrar da Prefeitura o pagamento do segundo ciclo do Pmaq (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).

Cerca de três mil Servidores da Saúde estão sem receber o repasse já feito pelo Ministério da Saúde. Até agora, só Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares de enfermagem receberam.

Para o advogado do Stap, doutor Marcelo Mendes Pereira, a Prefeitura pode incorrer em prática de apropriação indébita. “Cabe ao gestor público fazer o repasse do recurso destinado pela União”, diz. Nosso presidente em exercício, Rogério de Oliveira, afirma: “A persistência da Prefeitura em não pagar parte dos trabalhadores não nos deixou outro caminho se não ir à Justiça”.


 Participamos de movimento em defesa do SUS


Manifestação na Praça Getúlio Vargas

Segunda (19), manifestação em defesa da saúde pública reuniu Stap, representantes da Pastoral da Diocese, o secretário de Saúde Carlos Derman e o Conselho Municipal de Saúde, que organizou o ato na Praça Getúlio Vargas. Houve grande participação popular.

O protesto ocorreu na data em que a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990) completou 26 anos. Essa lei dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além de organizar o funcionamento dos serviços correspondentes.

O presidente em exercício, Rogério de Oliveira, também é membro do Conselho. Ele defendeu a melhoria no SUS e criticou a PEC 241. “A proposta implicará em muitos prejuízos para a população, principalmente porque vai precarizar serviços que são essenciais aos mais necessitados como Saúde e Educação”, explica.

Nosso Sindicato marcou presença, com o presidente em exercício Rogério de Oliveira e os diretores Ricardo da Silva, Renata Grota, Eli Edgar dos Santos, Ivandro Moreira e Leandro Martins.


Candidatos recebem Carta com propostas do Stap


Servidores conversam com Carlos Roberto

O Stap convidou os nove candidatos a prefeito de Guarulhos a visitarem a sede e debater com os Servidores as demandas da categoria, impressas na "Carta aos Candidatos" entregue aos prefeituráveis. Entretanto, somente Edson Albertão (PSOL), Carlos Roberto (PSDB) e Fausto Miguel Martello (PSD) responderam ao convite.

Albertão conversou com os trabalhadores na quinta (15), enquanto Carlos Roberto e Martello vieram ao Sindicato na sexta (16). O presidente em exercício do Sindicato, Rogério de Oliveira, explica: “Falamos das reivindicações da categoria e cada candidato falou de suas propostas. Esperamos agora que o próximo prefeito valorize o profissional que atua no serviço público, com salário digno e direito”.

Todas as visitas foram acompanhadas pelos diretores do Sindicato e por nosso Departamento Jurídico.


Curta a nova página da categoria no Facebook

Está no ar a nova fanpage do Sindicato no Facebook. Lá, o Servidor tem canal direto de comunicação com nossa entidade. Além disso, o trabalhador fica sabendo em primeira mão de todas as ações do Stap.

O presidente em exercício Rogério de Oliveira diz: "A rede social tem papel importante, pois aproxima Sindicato dos trabalhadores. Muitas vezes os companheiros não podem ir à sede solicitar a presença da entidade. A internet facilita esse contato".

Acesse - Clique aqui e curta nossa fanpage.


AÇÃO SINDICAL E ELEIÇÕES


Rogério de Oliveira
Presidente em exercício
Diretoria "Sindicato Forte"

rogerio@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/rogerio.stap

Na segunda (19), nosso Sindicato liderou ato em defesa da saúde pública e do SUS, na Praça Getúlio Vargas, Centro de Guarulhos. Medidas recentes do governo Temer, especialmente a PEC 241, lesam, gravemente, Saúde e também a Educação.

Na tarde da mesma segunda, participamos, em São Paulo, do lançamento do livro “1º de Maio – 130 anos de lutas”, lançado por seis Centrais Sindicais. A obra é importante documento das lutas da classe trabalhadora por jornada de trabalho suportável e trabalho decente.

Na terça (20), nosso Jurídico ingressou com ação civil pública contra a Prefeitura, pleiteando pagamento do Pmaq, referente ao segundo ciclo, para cerca de três mil companheiros da Saúde. A Prefeitura recebeu a verba do Ministério da Saúde, mas não repassou aos Servidores.

Na quinta (22), estivemos em duas atividades importantes. Pela manhã, em frente à Fiesp, em SP, participamos de protesto unitário das Centrais Sindicais, contra reformas que visam cortar direitos. À tarde, no vão livre do Masp, também em SP, nos somamos a Professores e demais Servidores, em defesa de recursos para o Estado e contra o sucateamento dos serviços públicos.

Eleições - O Sindicato respeita a preferência individual do Servidor, pois a liberdade de escolha é basilar na democracia. De todo modo, o voto é conquista cidadã a ser valorizada. E essa valorização passa, claro, pela escolha do candidato mais ético, mais preparado e mais comprometido com a justiça social e os trabalhadores.


Curta a Primavera no Clube de Campo do Servidor

Atenção, associado(a): após passar por reformas, nosso Clube de Campo foi reaberto dia 2 de setembro. São cerca de 20 mil metros quadrados à disposição de sócios e dependentes.

Opções - São diversas opções de lazer: três piscinas, duas adulto e uma infantil; campo de futebol; salão de jogos; churrasqueiras; lanchonete; playground e muito mais. O local dispõe de instalações para pernoite. Funciona de sexta a domingo, das 9 às 17 horas.

Local - Estrada Cinco Lagos, 7.740, Marmelo, Mairiporã-SP (em frente à UBS do Marmelo). Clique aqui e veja mais fotos.

Informações - Ligar no Sindicato, telefone 2468.2607.

Use - Vale a pena ficar sócio do Sindicato para desfrutar deste e outros benefícios.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a):
é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: outras formas de sindicalização, por ficha ou visita de diretores nos locais de trabalho, continuam.

Vantagens - O sócio Servidor tem descontos especiais em escolas, faculdades, parques temáticos e Colônias de Férias. Além disso, dispõe de atendimento odontológico extensivo aos dependentes. Ainda tem o Clube de Campo, na região do Marmelo. É um recanto ideal para descanso, esporte e lazer da família. Totalmente gratuito para associados.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


REDES SOCIAIS INFORMAM E MOBILIZAM. ACESSE!
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato.

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail sindicato@stapguarulhos.org.br