Visualização da Newsletter

Edição nº 455, de 29 de julho de 2016 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Greve cresce e Prefeitura chama Sindicato pra negociar
Hora de manter firme nossa mobilização!


 
Servidores fazem caminhada em volta da Prefeitura Assembleia em frente ao Paço Municipal

A greve na Educação entrou no quinto dia nesta sexta (29), com 95% das escolas paralisadas. O movimento, iniciado na segunda (25), cresceu durante a semana, mostrando a força e a união de um dos mais importantes segmentos do funcionalismo. 

O ato desta manhã, em frente ao Paço Municipal, reuniu milhares de manifestantes. Assembleia decidiu pela continuidade da greve e passeata em torno da sede do Executivo. Os Servidores aprovaram ainda marcar nova concentração na Praça Getúlio Vargas, na segunda-feira (1º). Também houve ocupação do Fácil Bom Clima, ao lado da Prefeitura.

Com a mobilização, a Administração recuou e encaminhou ofício ao Sindicato, marcando reunião de negociação também na segunda, às 10 horas, na Secretaria de Administração e Modernização. O presidente em exercício Rogério de Oliveira afirma: "Nossa unidade e disposição de luta deram resultado. Vamos manter a pressão durante as negociações. Nada de dispersão. É hora de fortalecer, ainda mais, o movimento".

Mobilização - Desde o primeiro dia, houve forte adesão da base. A mobilização começou na manhã da segunda, primeiro dia de aula após o recesso escolar, com adesão em massa de Servidores em cerca de 80 escolas. Ato em frente ao Paço Municipal, no Bom Clima, reuniu mais de mil Educadores.  

Com faixas e cartazes, os companheiros cobraram do prefeito Almeida (PT) o pagamento das gratificações, equiparação salarial entre PEI e PEB, extensão de jornada, gratificação de mérito e outros direitos assegurados em acordo coletivo, em decreto do próprio prefeito e em termo assinado no Tribunal Regional do Trabalho, em 21 de março. 

Após assembleia, os Educadores saíram em passeata até a Praça Getúlio Vargas. Nos dias que se seguiram, ocorreram várias manifestações – todas com grande número de trabalhadores. Na terça (26) e quarta (27), houve assembleia na Getúlio Vagas; na quinta (28), o protesto foi no Adamastor, onde ocorreria o Seminário Metropolitano Cidades Inteligentes, que foi suspenso devido à mobilização.  

A professora Viviane Lourenço, que acompanha a luta da Educação desde o início, relata: "O movimento está bonito. Não é justo que os Professores paguem a conta pelo descaso com o dinheiro público. Trabalhamos e queremos receber". O presidente Rogério completa: “A greve é forte porque é justa". 

25/7 - Paço Municipal 25/7 - Passeata pelo Centro de Guarulhos
26/7 - Assembleia na Getúlio Vargas 26/7 - Assembleia na Getúlio Vargas
27/7 - Caminhada até o Adamastor 27/7 - Caminhada até o Adamastor
28/7 - Bolo comemora adesão à greve 28/7 - Professores ocupam Adamastor
    
Luta contra o calote é destaque na mídia

O movimento grevista dos Servidores da Educação foi amplamente noticiado pelos principais veículos de comunicação de Guarulhos e São Paulo. 

Os jornais Guarulhos Hoje e Folha Metropolitana, além das mídias eletrônicas Guarulhos Web, site da Força Sindical e veículos da Agência Sindical noticiaram as manifestações.

Rádios e telejornais, como o SPTV da Rede Globo, também deram espaço aos protestos, que reuniram milhares de Educadores nas ruas de Guarulhos.


Todos na Audiência Pública pelas 30 horas na Saúde

A Câmara Municipal realiza nesta sexta (29) Audiência Pública, para debater ações em defesa da saúde pública de Guarulhos. O evento reúne profissionais de enfermagem e usuários dos serviços de saúde do município. O objetivo é fortalecer o “Movimento 30 Horas: Questão de Saúde Pública”. Nosso Sindicato apoia e participa dessa luta. 

A audiência foi solicitada pelo Grupo de Trabalho formado pela Comissão de Enfermagem de Guarulhos e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Durante a semana, os diretores Ricardo da Silva e Eli Edgar dos Santos visitaram Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mobilizando os trabalhadores do setor.  

Local - O endereço da Câmara Municipal é rua João Gonçalves, 604, Centro. Nesta sexta (29), audiência pública a partir das 19 horas.


Faculdade Zumbi propicia oportunidades a alunos 

A Faculdade Zumbi dos Palmares, parceira do Sindicato por meio da Força Sindical, realiza na próxima quinta (4) e sexta (5) processo seletivo na sede da Central. O endereço é rua Rocha Pombo, 94, 1° andar, bairro Aclimação, região central da capital paulista (próximo ao metrô São Joaquim). Os interessados estão isentos da taxa de inscrição.

A matrícula poderá ser realizada no local após a correção da prova. O valor é R$ 100,00. O candidato precisa estar portando um documento de identificação. Após a efetivação da matrícula o candidato terá o prazo de sete dias para apresentar toda a documentação. 

Criada há 13 anos, a Universidade Zumbi dos Palmares tenta diminuir a desigualdade entre negros e brancos no ensino superior. No processo seletivo, a instituição destina 50% das vagas para afrodescendentes. 

Cursos - Administração, direito, pedagogia, publicidade, tecnologia em transportes, gestão financeira e de recursos humanos e engenharia de transporte e de petróleo e gás, entre outros. A instituição funciona na avenida Santos Dumont, 843, Ponte Pequena, São Paulo. 

Informações: www.zumbidospalmares.edu.br ou telefone (11) 3325.1009            


 
Rumo à vitória

Rogério de Oliveira
Presidente em exercício
Diretoria "Sindicato Forte"

rogerio@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/rogerio.stap
Greve é luta entre empregado e patrão. E toda greve tem motivação própria. A atual, dos Educadores, é indignação coletiva. Indignação frente ao empregador, que rompeu acordo, descumpriu decreto e desrespeitou termo assinado na Justiça.

Nenhuma greve é fácil e todo enfrentamento tem risco. Isso deve ser levado em conta, mas sem jogar água fria no calor da luta. 

A greve atual tem um complicador, que é a péssima conjuntura nacional e o ambiente de forte disputa política no município. Mas os Servidores da Educação não confundem as coisas. Lutam para receber o devido.

O Sindicato apoia, está na linha de frente e na retaguarda da greve. Toda a diretoria do Stap se engaja. Nosso Jurídico está mobilizado. A comunicação está presente, municiando os companheiros e informando a coletividade. 

Nosso rumo é a vitória. Alcançado o objetivo, ou seja, receber o que a Prefeitura deve e assegurar as condições futuras, a vida segue.


 
Convênio garante desconto em escola técnica

O Sindicato firmou parceria com a Escola Técnica Ágape, que oferece educação para jovens e adultos. A escola oferece curso de enfermagem, com desconto de 50% na matrícula. As inscrições já estão abertas para as turmas do segundo semestre de 2016.

O curso estimula a  infraestrutura em laboratórios com equipamentos de alta tecnologia, estágios em estabelecimentos de saúde, corpo docente qualificado, salas climatizadas, treinamento em laboratório próprio e aulas práticas.  

A escola também oferece cursos de informática, administração e condomínio, entre outros.

Vantagem - O sócio do Stap terá 10% de desconto nos cursos. E mais, se a mensalidade for paga até a data do vencimento, terá mais 10% de desconto. 

Local - A instituição fica na rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 288, Vila Pedro Medeiros. 

Informações, ligue para 2087.1194 ou acesse www.educacionalagape.com.br          


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a):
é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe. 

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: outras formas de sindicalização, por ficha ou visita de diretores nos locais de trabalho, continuam.

Vantagens - O sócio Servidor tem descontos especiais em escolas, faculdades, parques temáticos e Colônias de Férias. Além disso, dispõe de atendimento odontológico extensivo aos dependentes. Ainda tem o Clube de Campo, na região do Marmelo. É um recanto ideal para descanso, esporte e lazer da família. Totalmente gratuito para associados.      

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.

 
Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato.

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail sindicato@stapguarulhos.org.br