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Edição nº 441, de 6 de maio de 2016 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
CPN desta terça (10) discute 
nossa campanha salarial


21/3 - Presidente Pedro conduz assembleia de greve na Getúlio Vargas

Dia 10, terça, acontecerá reunião da CPN - Comissão Permanente de Negociação - específica para tratar da campanha salarial de todos os Servidores municipais. Nossa data-base é 1º de maio. A reunião será às 9 horas.

Pedro - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho informa: “Temos vários itens na pauta de reivindicações que precisam ser respondidos pela Prefeitura. Esperamos, na terça, já ter em mãos o Índice de Custo de Vida do Dieese, o ICV, para definir o reajuste geral”.

Há outras demandas do funcionalismo na pauta. Entre elas, reajuste no valor do VR; incorporação das gratificações para cozinheiras e motoristas; e também garantia de três ocorrências de ponto no mês.

Histórico

Uma campanha não é só negociação salarial com o segmento patronal. Há várias fases precedentes, que informamos a seguir. Veja:

Início da campanha, dia 18 de fevereiro - Na data, o Sindicato realizou assembleia para deliberar a base apontar e as reivindicações a serem negociadas com o governo.

A pauta foi aprovada pela categoria. Entre os principais pontos eleitos na assembleia estão aumento salarial digno, ampliação de direitos e benefícios, além de melhorias nas condições de trabalho em todos os setores da Administração, empresas e órgãos municipais.

22 de fevereiro - A pauta de reivindicações dos Servidores da Prefeitura, SAAE, Ipref e Câmara Municipal foi protocolada no Paço Municipal pelos diretores Leandro Martins e Ivandro Moreira. O documento tem 34 itens, que contemplam as principais demandas do funcionalismo. Leia a pauta aqui.

A pauta referente aos trabalhadores da Proguaru foi entregue na mesma data aos gestores da empresa. O protocolo foi feito pelo diretor Eli Edgar dos Santos.
 
1º de março - Houve assembleia na sede do Sindicato para debater as medidas de arrocho anunciadas pelo prefeito Almeida - que batizamos de “pacote de maldades”.  A reunião definiu como primeiro passo um grande ato público, na Praça Getúlio Vargas, dia 8, às 18 horas.

8 de março - No ato, o Stap convocou para nova mobilização dia 15, na Getúlio Vargas. A categoria se reuniu contra o decreto e por aumento salarial.

15 de março - Assembleia do dia 15 na Praça Getúlio Vargas deliberou por paralisação geral. O início da greve foi marcado para zero hora do dia 21. A assembleia também marcou concentração na Getúlio Vargas.

Mais de 600 Servidores, de vários setores da Administração, marcaram presença no ato, que deliberou pela deflagração de greve geral contra o Decreto 33.226.

21 de março - No ato, a categoria avaliou termo de acordo proposto em audiência de conciliação entre Sindicato e Prefeitura, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), deliberando pela volta ao trabalho.

A paralisação do dia 21 foi motivada por dois fatos: o decreto da maldade (baixado por Almeida em 26 de fevereiro) e a ameaça de não haver qualquer reajuste na data-base. A greve foi decidida por assembleia dia 15.

Acordo - Na audiência, o TRT definiu: 1) garantir reajuste salarial pelo ICV/Dieese; 2) assegurar aos Servidores benefícios, pagamentos e garantias anteriores à edição do decreto; 3) iniciar o pagamento, a partir de junho, da equiparação dos PEIs e PEBs, além da extensão de jornada dos Professores.

Diferenças - Na audiência, também ficou garantido que a quitação do débito relativo à diferença entre PEIs e PEBs, bem como da extensão da jornada, será parcelada - tais débitos compreendem o período de janeiro a maio. Os critérios serão firmados em CPN, que tem eficácia legal.

Avaliação - É sabido de todos que a Prefeitura está mal das pernas. Mas não foram os Servidores que fragilizaram as finanças municipais. Quem criou o problema foram os gestores. “O Servidor não merece, nem aceita, pagar a conta feita pelos governantes”, afirma nosso presidente Pedro Zanotti Filho.

Concurso deve ser prioridade no serviço público


Stap defende contratação por provas

A qualidade do serviço público depende, muito, de um quadro estável de funcionários. Por isso, os Servidores devem ser contratados por concurso. Já as promoções, por meio de concurso interno ou em razão de títulos.

A diretoria do Stap sempre teve posição clara, defendendo a contratação por concurso, a realização de concurso interno e a promoção por títulos. Não queremos criminalizar os comissionados, mas é evidente que o Servidor contratado por via política deprecia o Servidor concursado.

Decreto - Dia 26 de fevereiro, o prefeito Almeida publicou decreto no qual anuncia a redução em 20% das despesas “com cargos de provimento em comissão”. Dia 21 de março, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (em razão da nossa greve), firmamos acordo cujo Item 4 reafirma a obrigatoriedade da Prefeitura em cumprir item do decreto.

Longe do Sindicato a intenção de caçar bruxas. Mas nossa posição é pró-concurso: quem quiser ingressar no serviço público que o faça pela regra legal e ética. O que vale para um tem de valer para todos.

O Stap volta a cobrar do prefeito cumprimento ao decreto que ele mesmo editou; pedimos à Câmara que exerça seu papel fiscalizador; e lamentamos que o corte anunciado decorra da situação de penúria dos cofres municipais, quando a moralidade deve ser regra básica na administração pública e no Estado de Direito.


Stap vai à Proguaru e cobra melhorias no GOG


Diretor Eli e Servidores no GOG

Os diretores Ricardo da Silva e Eli Edgar de Oliveira estiveram na Regional Pio XII da Proguaru (GOG), na sexta (6). Os Servidores se queixam de más condições de trabalho. Os funcionários, especialmente do sexo feminino, cobram melhorias no local.

Ricardo explica que as trabalhadoras reclamam do banheiro e que em alguns períodos do dia, o número de mulheres é superior ao de homens. “Observamos que o banheiro masculino é mais confortável e tem melhores condições de uso”, destaca. Além disso, o banheiro feminino precisa de mudança na porta, devido à falta de privacidade.

Encaminhamento - De acordo com o diretor Eli, a gestão do local se comprometeu a resolver o problema até quarta (11). Caso não seja solucionado, o Sindicato encaminhará oficio ao gerente da Proguaru, Eduardo Lucena, cobrando as melhorias.

Informações - Entre em contato com o Stap pelo 2468.2607 e fale com um de nossos diretores.


Associado tem direito a tratamento odontológico


Atendimento é na Guarudonto

Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para nosso organismo. Muito além do aspecto estético, manter dentes e gengivas em boas condições é indispensável para a saúde geral de todos.

Mas cuidar da saúde bucal custa caro. Por isso, nosso Sindicato oferece assistência odontológica de qualidade aos sócios por meio de parceria com a Guarudonto.

Muitos procedimentos não têm custo para o sócio. Entre eles, extração, limpeza, polimento, Raio-x, obturação/restauração, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, periodontia (gengivas), cirurgias (oral extração).

Procedimentos complementares como próteses, ortodontia, implantes e tratamentos considerados estéticos não têm cobertura. Nesse caso, o beneficiário tem a opção de efetuar o pagamento direto ao profissional, com descontos de até 30% do valor de mercado.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho comenta: “Além de uma extensa rede de benefícios, nosso associado conta com dentista grátis. Tratamento particular custa caro. Por isso, considero que o atendimento odontológico é um dos principais benefícios que o Sindicato presta aos associados”. Hoje a Guarudonto atende em média 800 pacientes por mês e abrange todas as especialidades.

Atendimento - A clínica atende exclusivamente os associados do Stap. Fica na rua Cerqueira César, 154 (perto ao Shopping Poli), Centro, Guarulhos. Ligue para 2408.0602 e agende consulta.

Denuncie irregularidades ao Sindicato

Companheiro(a): não aceite irregularidades ou abusos em seu local de trabalho. Se o problema acontece, mas você não nos comunica, o Sindicato não terá como agir para te ajudar. Portanto, tome a iniciativa de nos avisar e nos procurar.

Telefone para nossa sede, nos números 2468.2607 ou 2468.2608. Fale com um dos nossos diretores. Se o caso precisar de apoio jurídico, procure nossos advogados na sede.

Plantões - Na sede, na segunda e quarta, os advogados atendem das 9 horas ao meio-dia; às terças, das 14 às 18 horas. Ou ligue no Sindicato e combine uma visita de nossos diretores ao seu local de trabalho.

O trabalho tem de ser decente e o Servidor precisa ser respeitado em sua dignidade profissional e humana. Não se intimide nem se omita. E conte sempre com o Sindicato.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607 ou 2468.2608.


SOBRE A CAMPANHA SALARIAL

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Em nenhum momento, o Sindicato descuidou da campanha salarial. As tratativas estão ocorrendo e a meta é garantir reajuste digno e ampliar ganhos.

A campanha é tensa, pois o tempo atual é nervoso e as finanças da Prefeitura caem pelas tabelas.

Mas não foi a classe trabalhadora quem gerou a crise nacional, tampouco foi o funcionalismo quem raspou os cofres municipais.

Fazer a nossa parte, que é prestar serviços ao povo, isso o funcionalismo nunca deixou de fazer.

Devemos ter novas notícias da campanha semana que vem. Você será informado.

Política - Esperamos que a cassação do despudorado Eduardo Cunha inicie uma faxina profunda na política nacional. O Estado não pode mais ser saqueado por “malandros federais”, como canta Chico Buarque em antiga canção.



Posto da Caixa na sede oferece vários serviços


Caixa mantém posto no Sindicato
A Caixa Econômica Federal (CEF) mantém um posto de atendimento no Stap. A parceria tem o objetivo de facilitar a obtenção de crédito e outros serviços.

A Caixa também faz a portabilidade do seu empréstimo e ainda gerar retorno de dinheiro. A taxa de juros está entre 1,72%, para quem tem conta na Caixa, e 1,82% ao mês, para quem não tem. É a menor taxa do mercado. O prazo de pagamento para Servidores é de 120 meses. Para quem trabalha na Proguaru, 72 meses.

Outros Serviços - No posto da CEF, o Servidor também pode abrir conta corrente e financiar a casa própria. Na sede, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta. Ligue 2600.8200. Agende atendimento ou tire suas dúvidas.

Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a):
é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou visita de nossos diretores nos locais de trabalho, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
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