Visualização da Newsletter

Edição nº 437, de 8 de abril de 2016 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Stap defende aumento e jornada
de 30 horas para a Saúde
(Semana tem duas rodadas de negociação da Campanha Salarial)


Pedro, Rogério e Renata em CPN realizada quinta (7), no DRH

Na quinta (7), houve a segunda rodada de negociação da nossa pauta de reivindicações na Comissão Permanente de Negociação (CPN). O encontro ocorreu na Secretaria de Administração e Modernização. O item mais debatido foi a reivindicação da jornada de 30 horas para os profissionais da Saúde.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho explica: "A jornada de 30 horas na Saúde é uma orientação internacional, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Algumas cidades já começaram a adotá-la. Reduzir a jornada para 30 horas é melhorar a qualidade de vida do trabalhador". Além de Pedro, participaram da reunião os diretores Leandro Martins, Renata Grota e Rogério de Oliveira.

Reajuste - A CPN também debateu o reajuste salarial da nossa categoria. Pedro continua: "Durante a reunião, o Stap reafirmou a disposição de discutir o reajuste com base no ICV-Dieese. Até porque está em lei, promulgada após a negociação do ano passado. A prefeitura tem que cumprir".

Gratificação - Com relação à gratificação das Cozinheiras, além de outros Servidores que também recebem gratificações, a proposta do Sindicato é que os valores sejam efetivamente incorporados aos salários. O Sindicato novamente defendeu essa posição e vai continuar brigando para que isso ocorra.

Próximas - Novas reuniões da CPN para debater as demandas da categoria e nossa Campanha Salarial vão ocorrer nos próximos dias. Informações serão disponibilizadas em nosso site e redes sociais.

Ligue - No Sindicato, fale com nossos diretores: 2468.2607.


Avança pagamento de horas na Educação


Renata, Pedro e Ivandro na CPN da terça (5)
Um dos itens tratados na reunião da Comissão Permanente de Negociação na terça (5) foi a regulamentação do pagamento das horas trabalhadas pelos Professores, que recebiam por 25 horas, apesar de cumprirem jornada de 30.

O presidente Pedro Zanotti Filho comemora: "Esse acordo já está selado. Agora, os companheiros vão receber o período integral. Uma vitória importante para os trabalhadores". A partir deste mês eles passarão a receber o novo valor.


CPN dia 18 vai debater jornada dos Professores

Dia 18, nosso Sindicato vai se reunir com gestores da Educação e da Administração em CPN, para debater circular distribuída aos diretores das escolas municipais dia 31 de março. A medida é referente à ampliação da jornada dos Professores. Na reunião da terça (5), cobramos explicações sobre a norma.

Com a publicação da circular, a Prefeitura rasgou acordo firmado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), dia 21 de março. O Departamento Jurídico está analisando as consequências da medida para os Educadores. O diretor Ivandro Moreira afirma: "A Prefeitura precisa cumprir sua parte no acordo". O TRT impede quebra de benefícios obtidos antes da publicação do Decreto 33.226, de 26 de fevereiro.

Informações - Ligue no Sindicato (2468.2607) e fale com o diretor Ivandro e Renata.


Obrigado, trabalhadores na Saúde!

Se formos traçar duas linhas num gráfico – para Educação e Saúde – veremos que a linha da Educação tem uma curva ascendente mais forte que a da Saúde.

Não que tudo esteja bem na área da Educação. Ocorre que as coisas estão piores no setor da Saúde.

A população brasileira (uns mais, outros menos) abraçou a causa da Educação, entendendo que ela é fundamental para a Nação.

Mas a mesma população, por vários fatores, não empunhou a bandeira da Saúde, como deveria, abandonando, de certa forma, o imenso avanço que tivemos na Constituição de 1988. A Constituição criou o SUS e seus derivados, como o Programa da Saúde da Família.


Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho
Em 2008, o governo aprovou a Lei do Piso e da jornada para os Professores. Já a jornada de 30 horas, que é a grande bandeira dos trabalhadores na Saúde, nunca foi atendida.

Um dos fatores desse atraso é a ingerência espúria do capital. O poder econômico - dos convênios médicos e da indústria farmacêutica - influi nas políticas públicas e pressiona o Estado. Outros fatores ajudam a piorar a situação. Nossa classe média caiu no conto do vigário dos planos de saúde (e rejeitou o SUS) e boa parte da classe médica é mercantilista. Basta ver a guerra que suas associações criaram contra o Mais Médicos - um programa muito útil ao nosso povo.

Comento tudo isso pra lembrar que 7 de abril foi o “Dia Mundial da Saúde”. A data é uma formalidade, eu sei. Mas é sempre uma oportunidade de refletir sobre o tema, ressaltando que o profissional não-médico ganha mal, trabalha muito e enfrenta jornadas estafantes.

Eu, como muitos de vocês, já passei pela rede pública e por hospitais de convênios. Quero deixar o meu testemunho de que sempre fui tratado com muito zelo por auxiliares, enfermeiros e todo o corpo de trabalhadores.

Meu muito obrigado a vocês todos. Estamos juntos pelas 30 horas e valorização do profissional da Saúde.


Stap e clínica psicológica formam parceria

O novo convênio do Stap é com a Holding Clínica Psicológica. Os psicólogos realizam consultas, sessões de psicoterapia e avaliações psicológicas. A supervisão é da psicóloga Lilia Alves Maria. O atendimento, de segunda a sábado, é feito mediante agendamento. As sessões tem duração máxima de 50 minutos.

Endereço - A Holding Clínica de Psicologia fica na rua Ipê, 145, Jardim Guarulhos. Horário de atendimento: segunda a sexta das 7 às 21 horas. Sábados, das 8 às 17 horas. Para informações ligue 2408.3803.

Valor - A sessão sai a R$ 75,00. O pacote de quatro sessões é de R$ 250,00.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a):
é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou visita de nossos diretores nos locais de trabalho, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br