Visualização da Newsletter

Edição nº 436, de 1º de abril de 2016 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Luta e pressão garantem concurso
de acesso para os Estatutários

Sindicato atuou na CPN e houve também negociação no Ministério Público


Estatutários aprovam proposta negociada com governo

Após muita luta, que exigiu persistência, união e paciência do Sindicato e da Comissão de Servidores, as regras para a realização do concurso de acesso dos Estatutários foram estabelecidas.

Na quinta (31), a Câmara Municipal aprovou em sessão extraordinária o projeto de lei que altera quadros e cria cargos na estrutura orgânica do município, possibilitando a realização do novo concurso de acesso para promoção de carreira aos Estatutários.

A aprovação foi publicada no Diário Oficial desta sexta (1º) pela lei 7.465/2016. A publicação também cita sobre os editais. Serão dois. Um para o cargo de Agente de Fiscalização (em virtude de questões judiciais) e outro para os demais cargos.

Outra boa notícia é que a lei garante a realização do concurso conforme proposta formulada pela Comissão de Servidores Estatutários, com apoio do Stap. Ou seja, o governo aceitou o pedido da categoria quanto à proporção de uma vaga por candidato.

Entenda - A realização de concurso interno, que estava suspensa desde 2007, foi retomada após uma jornada de lutas dos Servidores, com apoio do Sindicato, no final de 2013. No ano seguinte, houve o primeiro certame. Em 2015, deveria ter ocorrido novo concurso, mas a Prefeitura não tomou as providências necessárias. Voltamos a pressionar.

Após muitas negociações, fechamos acordo no Ministério Público de Guarulhos, que garantiu mais uma vitória para a categoria.

Nosso diretor Jair Lima destaca: “O Stap vem lutando há tempos por esse direito. A luta dos Estatutários também é nossa. Juntos somos mais fortes”. O presidente Pedro Zanotti Filho parabeniza os Servidores pela vitória: “Os companheiros mostraram união e determinação. O Sindicato valoriza e comemora mais esse avanço da categoria”.


Pedro vai a escolas e esclarece acordo do TRT


Pedro durante visita no Carolina Maria
Nosso presidente Pedro Zanotti Filho visitou escolas da rede municipal, a fim de esclarecer eventuais dúvidas quanto ao acordo firmado entre Prefeitura e Sindicato no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/São Paulo), que encerrou a greve contra o decreto 33.226.

O termo firmado assegura o pagamento da equiparação dos PEIs e PEBs, assim como a extensão de jornada, a partir de junho. Também ficou definida a quitação da diferença, referente aos meses de fevereiro a maio, desses débitos. O pagamento será parcelado, conforme calendário a ser definido na CPN (Comissão Permanente de Negociação).

Visitas - Pedro visitou as escolas Anselmo Duarte, no Jardim Centenário; Anísio Teixeira, Vila Paraíso; e Carolina Maria, no Jardim Tupinambá. Ele conversou com várias Professoras. “Vamos fazer um roteiro de visitas, porque não queremos que fiquem dúvidas sobre o alcance do acordo feito no TRT, explica. Ele acrescenta: “A participação foi satisfatória. Todas as dúvidas foram sanadas”. As visitas seguem na próxima semana.

Informações - Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com o Sindicato. Ligue 2468.2607 e fale com um de nossos diretores.

Stap repudia circular sobre jornada dos Professores

A Secretaria de Educação distribuiu circular aos diretores das escolas, suspendendo a extensão de carga horária dos Professores, cujos benefícios não tinham sido publicado no Diário Oficial.

Com a medida, a Prefeitura rasga o acordo firmado com o Sindicato em audiência de conciliação no TRT da 2ª Região, dia 21, em São Paulo. O Sindicato já acionou o Departamento Jurídico e tomará as providências cabíveis.

CPN - Na próxima terça (5), teremos reunião da CPN com presença de gestores da Educação. O Sindicato vai colocar o assunto na mesa de negociação e cobrar o cumprimento do que foi definido na Justiça do Trabalho.


Sindicato encaminha reivindicação em UBS


Eli com trabalhadores da UBS Seródio
Nosso Sindicato está empenhado em garantir o direito à folga para os Servidores da Saúde. Na terça (29), os diretores Rogério de Oliveira e Eli Edgar dos Santos visitaram a UBS Cidade Seródio, onde Servidores se queixam que a gestão da unidade retirou o direito ao descanso referente à véspera do feriado.

Quando a Prefeitura decretou o ponto facultativo de quinta (24), prometeu uma folga como compensação aos profissionais de Saúde que tiveram de trabalhar. Rogério conta que alguns companheiros, que tinham folga acumulada, aproveitaram o feriado prolongado ficando de folga também na quinta (24). Acontece que agora a gestão da UBS se recusa a conceder o dia de descanso referente à compensação concedida pelo ponto facultativo.

O Sindicato entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que prometeu encaminhar uma circular às unidades de saúde orientando os gestores sobre a concessão da folga.

Informações - Entre em contato conosco pelo telefone 2468.2607.


Diretores defendem posições em Conselho de Saúde


Eli e Rogério durante reunião do CMS
Nosso diretor Rogério de Oliveira, que é membro titular do Conselho Municipal de Saúde, participou quinta (31) de mais uma reunião, na Secretaria de Saúde. O diretor Eli Edgar dos Santos também estava presente.

O Conselho é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo (com poder de decisão), composto por representantes de toda sociedade. O objetivo do Stap é zelar pela qualidade na prestação dos serviços de saúde, além de manter a vigilância para que não sejam aprovadas medidas que prejudiquem os Servidores do setor.

Rogério assumiu o posto em janeiro. A diretora Renata Grota é suplente. O grupo é formado por 40 conselheiros, que fazem encontros mensais.

Informações - Ligue para 2468.2607 e fale com nossos diretores Renata e Rogério.


Trabalhadoras participam do “Março Mulher”


Concentração nos Metalúrgicos de SP
Na quarta (30), a diretora Renata Grota e as assessoras Andressa Lima e Mariana Izidoro participaram da passeata de encerramento do “Março Mulher”, que marcou as comemorações da Força Sindical relativas ao Dia Internacional da Mulher – celebrado em 8 de março.

Sindicalistas de diversas regiões do Estado se concentraram em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Liberdade. A passeata seguiu pelo Centro até a sede do INSS, no Viaduto Santa Efigênia. Mais de mil mulheres de todo o País participaram da caminhada.

Os temas foram: “Não à perda de direitos na reforma da Previdência!”; e “Sim à ratificação da Convenção 156, da OIT”, que trata da igualdade de oportunidades e de tratamento para trabalhadoras e trabalhadores, inclusive com relação às responsabilidades familiares.


Paz entre nós!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Vivemos uma fase de muita confusão. A confusão é fomentada pela selvageria política e alimentada pela grande mídia – que não informa, faz campanha; não denuncia, julga; não une, desagrega.

As redes sociais são terreno fértil para embates e confusão. A possibilidade que se tem de postar opiniões e produzir conteúdo agrava atritos e estimula agressões. Eu mesmo já cometi exageros. Por isso, passei a ser muito cauteloso com o Facebook e outros meios.

E estou feliz com a decisão. Em vez de ficar me desgastando nas redes sociais, ouvindo desaforos ou criticando colegas, vou mais à base, converso com o Servidor, ouço, opino e esclareço dúvidas.

Isso aproxima o Sindicato da base; com isso, presto serviços; desse modo, aprendo mais e acho que me torno um sindicalista melhor.

Mais diálogo e menos desconfiança; mais debate menos bate-boca; mais tolerância e menos xingamentos.

Todos ganham com isso. Há um ditado anarquista que diz: “Paz entre nós e guerra ao inimigo”. Portanto, primeiro a paz!!!


Associado pode aproveitar esse belo hotel-fazenda

Mais uma opção de lazer para sócios e suas famílias. É o Hotel-fazenda Vista Linda, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, que fica na zona rural da cidade de Vargem (80 quilômetros de Guarulhos).

Com padrão e qualidade de hotel, oferece duas opções: hospedagem ou day use. Na hospedagem, você faz a reserva e utiliza no período tratado. A segunda opção é o bate-volta, que dá acesso ao hotel e parque aquático, com piscinas, toboágua e muito mais.

Preço - Hospedagem por R$ 87,00 o casal. O Vista Linda fica à margem direita da Fernão Dias, sentido Belo Horizonte. Após o segundo pedágio, pegar a Saída 4 e seguir à direita. Telefone (11) 4598.1215.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com nossas recepcionistas. Saiba mais sobre o convênio aqui. Confira as fotos do local aqui.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a): é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou visita de nossos diretores nos locais de trabalho, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br