Visualização da Newsletter

Edição nº 430, de 19 de fevereiro de 2016 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Categoria aprova reivindicações
da campanha salarial
Luta é por ganhos, direitos e melhorias nas condições de trabalho


Assembleia é o primeiro passo da campanha salarial. É preciso ampliar a participação!

Servidores de vários setores da Administração aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial. Assembleia aconteceu nesta quinta (18) na sede do Sindicato. Nossa data-base é 1º de maio.

Entre os principais pontos, estão aumento salarial digno, ampliação de direitos e benefícios, além de melhorias nas condições de trabalho em todo o funcionalismo público municipal.

Após a leitura da pauta, houve debate com a plenária. Os companheiros acrescentaram várias sugestões à pré-pauta.

O próximo passo será a entrega o protocolo da pauta na Prefeitura, SAAE, Ipref, Proguaru e Câmara Municipal.

Unidade e luta - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho alerta que a categoria não vai aceitar a socialização de prejuízos. “Quando o PIB da cidade crescia, o governo não dividiu os frutos com os Servidores. Agora, quer repartir o ônus da crise criada pela má gestão dos recursos da cidade. Vamos à luta por ganhos, direitos e melhorias”, afirma.

Reivindicações - A pauta aprovada está em fase de redação, e ajuste, pelo Jurídico do Sindicato. Seu conteúdo será divulgado nos meios de comunicação do Stap, para conhecimento do conjunto da categoria. Fique atento e acompanhe.

Informações - No Sindicato, telefone 2468.2607. Fale com nossos diretores.


Servidores de cemitério reivindicam melhorias


Ricardo e Servidores no cemitério do Picanço

Os Operacionais do cemitério São Judas (Picanço) reclamam da falta de reposição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), além da precariedade na questão da segurança e outros itens necessários ao desempenho das tarefas. Na quinta (18), nosso diretor Ricardo da Silva esteve no local e ouviu os companheiros.

Ricardo relata: "Faltam botas com bico de aço, luvas e abafador de ouvidos para a equipe de roçadores; e botas para coveiros. E o que tem está desgastado. As rodas do carrinho de esquife precisam ser arrumadas, pois os corredores do cemitério são desnivelados, dificultando o trabalho dos companheiros".

Segurança - O risco de acidentes de trabalho também é iminente, principalmente em momentos de sepultamento. "Os trabalhadores ficam expostos a quedas, pois há sepulcros com 10 gavetas e até cinco metros de profundidade", conta Ricardo.

Bomba - Os coveiros pedem, ainda, o retorno de bomba usada para drenar os sepulcros que precisam de movimentação e sofrem alagamentos em razão das chuvas. "Sem equipamentos, os Servidores podem contrair graves problemas de saúde".

Reunião - O Stap vai agendar reunião com a diretoria dos cemitérios e cobrar soluções.

Informações - Ligue no Sindicato, telefone 2468.2607. Fale com Ricardo.


Stap cobra da Prefeitura pagamento de extras


Servidores escalados para trabalhar na campanha de combate ao Aedes aegypti fora de seu turno normal devem receber hora extra. A fim de regularizar e cobrar que o pagamento seja feito de maneira correta, o Sindicato encaminhou ofício à Prefeitura e às secretarias de Saúde, Segurança Pública e Administração.

A Prefeitura tenta empurrar banco de horas, inclusive a quem trabalhar aos finais de semana. Nosso diretor Rogério de Oliveira orienta: “Não há acordo firmado sobre banco de horas para trabalho em finais de semana. A Prefeitura precisa pagar os Servidores”.

Decreto - Dia 29 de janeiro, Carlos Chnaiderman, prefeito em exercício, publicou no Diário Oficial o decreto n° 33103, que alerta para situação de emergência na cidade devido às ocorrências de microcefalias, associadas ao zika vírus, e ao índice de densidade larvária encontrados no município de Guarulhos em outubro de 2015 por infestação do Aedes aegypti, também causador da dengue e chikungunya.


Reunião na Saúde debate pleitos do setor


Ricardo e Rogério levaram reivindicações

Na quarta (17), O Sindicato se reuniu com gestores da Secretaria de Saúde, a fim de debater a ocorrência no ponto e mudanças nas regras de funcionamento do PMAQ. Os Servidores foram representados pelos diretores Rogério de Oliveira e Ricardo da Silva.

Ocorrência - Além da tolerância de até 30 minutos de atraso por mês, há um número preestabelecido de ocorrências para atrasos. Porém, os Servidores têm dúvidas quanto aos registros das mesmas.

Encaminhamento - Ficou acordado que o problema será encaminhado para a Comissão Permanente de Negociação (CPN), pois até mesmo os gestores têm dúvidas quanto à aplicação da lei que define as regras das ocorrências.

PMAQ - Na reunião, reivindicamos alterações nos descontos do PMAQ, quando relacionados a faltas, afastamentos, ausências parciais ou integrais. “Quando precisa se ausentar, o Servidor acaba punido. É muito mais racional definir regras de descontos que levem em conta critérios mais justos”, explica o diretor Ricardo.

A Secretaria de Saúde apresentou proposta de novas regras para o pagamento da gratificação. O Sindicato encaminhou ao Jurídico, que vai analisar se as condições atendem as reivindicações dos Servidores envolvidos no Programa.

Informações - Ligue no Sindicato, telefone 2468.2607. Fale com Rogério ou Ricardo.


Motoristas-Plantonistas reúnem-se na sede


Doutor Marcelo explica andamento da ação

Na quinta (18), cerca de 50 Motoristas-Plantonistas, que fazem jornada 24X48, reuniram-se no Sindicato para saber do andamento de ação movida pelo Ministério Público, cujo objetivo é acabar com essa jornada de trabalho.

Participaram da reunião a diretora Renata Grota e o advogado do Sindicato, Marcelo Mendes. “O Ministério Público pede a extinção do plantão, mas os companheiros dependem dessa remuneração extra”, destaca Renata.

Nossa diretora explica que os ganhos já estão incorporados ao orçamento familiar, sendo que o fim da jornada implicaria sérios transtornos para esses Servidores. O Sindicato voltará a reunir os motoristas, quando houver modificação no andamento da ação na Justiça.

Informações - Ligue no Sindicato, telefone 2468.2607. Fale com Renata.


Socialização do prejuízo? Nem a pau!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Até o advento da Constituição, em outubro de 1988, o Servidor público era impedido de se organizar em Sindicato.

A proibição de se organizar e, portanto, buscar ganhos e direitos, deprimiu reivindicações e demandas em âmbito municipal, estadual e federal.

Prova disso é que o Brasil não ratifica a Convenção da OIT que garante negociação coletiva para o Servidor. Essa espécie de vazio legal deixou governantes mal-acostumados, descuidados com as reivindicações e vendo no funcionalismo apenas massa de manobra eleitoral.

As campanhas salariais do setor privado não são fáceis. Mas as campanhas do funcionalismo são sempre mais difíceis e complexas. Agora, ainda mais, porque a economia está em crise e a Administração municipal raspa o fundo dos cofres.

O que temos de fazer? Temos de ir à luta e buscar o que é justo. Quando a cidade crescia, o prefeito não socializou os ganhos com os Servidores. Que não venha agora querer socializar eventual prejuízo!


Servidores obtêm condições especiais na Caixa

Desde junho passado, a Caixa Econômica Federal (CEF) mantém um posto de atendimento em nosso Sindicato, com o objetivo de sanear a vida financeira dos Servidores e disponibilizar outros serviços. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, as condições oferecidas são mais vantajosas.

O Servidor que tiver empréstimo consignado, por exemplo, consegue fazer a portabilidade e ainda ter algum retorno de dinheiro. " Nossa taxa de juros está entre 1,72%, para quem tem conta na Caixa, e 1,82% ao mês, para quem não tem. É a menor taxa do mercado", afirma Denise Camilo Antunes, correspondente da CEF. Os prazos são de 120 meses para Servidores da Prefeitura e 72 meses para Servidores da Proguaru.

Outros Serviços - No posto da CEF em nosso Sindicato, o Servidor também pode abrir conta corrente e financiar a casa própria. "A Caixa é o banco que tem a menor taxa de manutenção de contas. A tarifa está em R$ 11,60 e não cobramos taxa administrativa", continua Denise.

Atendimento - Na sede do Stap, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta. Ligue para 2600.8200 e agende atendimento ou tire suas dúvidas.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a): é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou visita de nossos diretores nos locais de trabalho, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br