Visualização da Newsletter

Edição nº 422, de 4 de dezembro de 2015 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Jornal do Sindicato chega
às mãos dos Servidores


Ricardo conversa com Servidoras na biblioteca Monteiro Lobato

Desde o começo da semana, nossos diretores estão visitando diversos locais de trabalho a fim de informar os Servidores sobre ações do Sindicato e entregar o jornal Stap Informa.

Na terça (dia 1º), o diretor Ricardo da Silva visitou várias repartições e órgãos da Prefeitura na região central da cidade. Entre eles, o Hospital Municipal da Criança (HCM), Funerária Centro, Biblioteca Centro, Secretaria de Governo, Fácil Bom Clima, Secretarias do Trabalho e de Assuntos Jurídicos, além do Ambulatório da Criança. Na quarta (12), o diretor Eli Edgar também participou da distribuição nas bases.

Ricardo informa: “As visitas foram produtivas, pois além de entregarmos o jornal aos Servidores, conversamos sobre dúvidas dos companheiros acerca de direitos, condições de trabalho e ainda ganhamos novos associados à entidade”, conta.

O jornal retrata as mobilizações e lutas da categoria, que com união e muita disposição obteve importantes vitórias durante o ano. Uma das principais conquistas, após a greve de dois dias e grandes passeatas pelas ruas da cidade, garantiu a retirada do projeto do Regime Jurídico Único da pauta da Câmara Municipal. Além disso, destaca a festa dos Servidores e inauguração do Clube de Campo. Leia aqui.


Prefeitura dá calote e não paga rescisões


Diretor Leandro e advogado Marcelo Mendes
O recebimento de verbas rescisórias após término do contrato de trabalho é previsto em lei. Entretanto, Servidor desligado da Prefeitura não tem recebido o que é de direito. Além de não pagar o devido, a Administração deixa o trabalhador sem perspectiva de recebimento. Companheiros têm procurado o Sindicato, que encaminha os casos ao Departamento Jurídico.

Nosso advogado Marcelo Mendes Pereira orienta: “O trabalhador que, porventura, ficar sem receber, ou entender que lhe falta algum tipo de pagamento, deve procurar o Sindicato”. É caso de abertura de ação judicial. Adiamento de pagamentos e descumprimento de direitos têm sido recorrentes. Por isso, sobe o número de processos contra a Prefeitura.

Documentos - Ao procurar nosso Jurídico, na sede, compareça com o edital do desligamento, Carteira de Trabalho, RG, seis últimos holerites e CPF.

Plantões - Nossos advogados atendem na sede, à Avenida Esperança, 840, Vila Progresso. Às segundas e quartas, o atendimento é das 9 ao meio-dia; às terças, das 14 às 18 horas. Ligue 2468.2607 e informe-se.


Nosso expediente é alterado devido ao feriado

Na terça (8) é aniversário de 455 anos de Guarulhos e feriado na cidade. Com isso, o atendimento na sede será alterado. Vai até esta sexta (4), retornando na próxima quarta (9). Na segunda-feira (7), a Prefeitura decretou ponto facultativo.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607 e fale com nossos diretores.

 


Stap alerta contra doenças ligadas ao Aedes aegypti


Mosquito transmissor das doenças

Nosso Sindicato lançou campanha de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – devido à permanente ameaça de contaminação e aumento dos casos. Em Guarulhos há suspeita de uma criança com microcefalia (relacionada ao zika vírus).

Balanço - O Ministério da Saúde produziu pesquisa indicando que até 14 de novembro de 2015 foram registrados 1,5 milhão de casos prováveis de dengue no Brasil. O aumento é de 176%, comparado ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 555,4 mil casos. A região Sudeste apresentou 63,6% do total de casos (975.505).

Prevenção - Atitudes básicas como não deixar caixas d'água sem cobertura e não permitir que água se acumule em objetos abandonados são essenciais para o controle do mosquito transmissor.

O Stap apoia a luta para controlar o Aedes aegypti e reforça o combate à contaminação.


Dança de salão retorna em 2016


Turma da dança de salão após aula

As aulas de dança de salão foram suspensas quinta (3). O curso, oferecido gratuitamente pelo Stap aos sócios e dependentes, voltará na primeira semana de 2016, a partir da terça-feira, dia 19 de janeiro.

Você pode aprender diversos ritmos, como samba, bolero, soltinho (mistura de ritmos como swing, fox e outros), forró pé-de-serra, forró universitário, tango, zouk (lambada-zouk) e valsa. As aulas são às terças e quintas, das 18h30 às 20 horas, na sede: avenida Esperança, 840, Vila Progresso.

Mais informações - As inscrições podem ser feitas com Luanda ou Andressa, pelo 2468.2607.


Trabalhadores e empresários lançam manifesto


Ato foi realizado em São Paulo

Nosso Sindicato participou na quinta (3) do lançamento do movimento "Compromisso pelo Desenvolvimento", em São Paulo. O objetivo é apresentar alternativas de crescimento ante as crises política e econômica. Mais de mil pessoas, entre sindicalistas, dirigentes empresariais, organizações civis e trabalhadores de diversas categorias estiveram presentes.

Os presentes aprovaram o documento do pacto desenvolvimentista, que prega conclusão das obras do PAC, recuperação da Petrobras, ampliação do crédito e inventivos à indústria nacional.

Nosso Sindicato esteve representado pela diretora Renata Grota. Ela afirma: “A paralisia da economia não interessa à classe trabalhadora e a nós, Servidores. A crise enfraquece o Estado, e Estado fraco significa piora nos serviços públicos e arrocho em cima do funcionalismo”.

MANIFESTO - Clique aqui e leia o documento.


Viva o Stap – 27 anos de lutas e conquistas!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Dia 2, nosso Sindicato completou 27 anos. O Stap foi fundado como entidade unitária dos Servidores públicos municipais e tem mantido fidelidade a esse ideal.

Vale lembrar que, até outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição, Servidor era proibido de se organizar em Sindicato. A fundação do Stap, portanto, foi um gesto de superação do entulho autoritário da ditadura.

Ao ensejo do 27º aniversário, externo meu agradecimento a todos os que, nesse tempo, criaram, organizaram, mantiveram e fortaleceram o Sindicato. E agradeço, especialmente, os Servidores atuais - da Prefeitura, SAAE, Proguaru, Câmara e Ipref - que participam, lutam e acreditam no poder da organização e da união.

As direções passam, as entidades permanecem. É nosso dever construir instituições sólidas, permanentes e amplas. Essa construção forjará, também, uma democracia mais sólida e um País melhor.

O Brasil atravessa uma fase de conturbação política e crise econômica. Nosso empregador municipal também vive essa crise. Isso alerta para a necessidade de defender nossos direitos, assegurar conquistas e evitar ataques ao funcionalismo.

Portanto, é fundamental que o Stap, aos 27 anos, reúna lucidez, energia e disposição de luta. Esse é meu pensamento; é o compromisso da nossa diretoria; e sei que é também a vontade da categoria que representamos.

Parabéns a todos. E vamos em frente!


Viaje com descontos em hospedagem em dezembro

O Sindicato e a Sisnaturcard, empresa que atua no mercado de hospedagens, mantém parceira que propicia redução de 10% a 30% nas diárias de hotéis, pousadas, chalés e colônias para associados e dependentes, além de descontos de 4% a 10% na compra de pacotes turísticos com financiamento em até 10 vezes.

Adquira - Entre em contato pelos telefones (11) 4125.0480 e 4330.8996, ou pelo e-mail: orcamento2002@yahoo.com.br. O atendimento é de segunda a quinta, das 9 às 17 horas. É necessário fechar a compra de pelo menos duas diárias, com no mínimo duas pessoas para adquirir o benefício.

Aproveite - Clique aqui e confira a tabela deste mês.

Informações - Saiba mais pelo Stap, ligue (11) 2468.2608 e fale com Luanda ou Andressa.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a):
é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica no lado superior direito da página inicial.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou visita de nossos diretores nos locais de trabalho, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br