Visualização da Newsletter

Edição nº 414, de 9 de outubro de 2015 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
VITÓRIA DOS SERVIDORES!
Estamos vigilantes para evitar manobras do prefeito

Presidente Pedro comanda assembleia na Praça Getúlio Vargas com 15 mil Servidores. Greve foi histórica

Os Servidores tomaram a Praça Getúlio Vargas (Centro) e as avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, nas duas grandes e históricas manifestações da greve deflagrada pela categoria contra a proposta do RJU enviada pela Prefeitura à Câmara Municipal. Os atos, na segunda (5) e terça (6), reuniram cerca de 15 mil trabalhadores cada um.

Na terça (6), em assembleia comandada pelo Stap, os companheiros aprovaram a suspensão da greve iniciada na madrugada da segunda (5), depois que o prefeito retirou o projeto do RJU da Câmara. Nosso presidente Pedro Zanotti Filho afirma: "A paralisação atingiu todos os setores da Administração e, certamente, foi a maior mobilização da história da categoria. O prefeito Almeida sentiu a pressão dos Servidores".

Pedro - Nosso presidente diz: “Essa foi uma vitória da união do funcionalismo público municipal. Nós reunimos todos os setores da Administração em grande número aqui na praça. Essa assembleia representa um marco na cidade de Guarulhos. Sem dúvida, os Servidores saem fortalecidos dessa batalha”.

A vitória dos Servidores começou a se delinear na manhã de terça (6), quando o governo municipal decidiu retirar da Câmara Municipal o projeto que impunha um Regime Jurídico Único que implicaria em perdas para o funcionalismo. À tarde houve audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (leia box abaixo).

Comemoração - Após a assembleia, foi realizada grande queima de fogos. Os trabalhadores comemoraram a vitória com muita música e dança na praça. Além disso, todos se cumprimentavam pela conquista.

Agradecimentos - O Sindicato agradece o engajamento dos mais de 15 mil Servidores que foram às ruas e, ainda, àqueles trabalhadores que garantiram o funcionamento dos serviços essenciais da cidade.

Às associações: AFG (Fiscais); APOPG (Odontologia); ASSESG (Saúde); ASMG (Servidores Municipais); ATUS (Universitários e tecnólogos); Astra Servis (Saúde); AGCMG (Guardas Civis); ASSIFIG (Inspetores Fiscais). Agradecemos, ainda, à Força Sindical, aos Sindicatos que nos apoiaram e aos vereadores que ficaram do lado certo.


Acordo no TRT impede retaliação


Dr. Marcelo, Pedro, Renata e comissão

Na terça (6), houve audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho. O acordo negociado pelo Stap no TRT impede que gestores apliquem punições ou retaliem os Servidores que participaram da paralisação.

Dias parados - Na audiência ficou definido que os dias parados serão compensados no prazo de 60 dias, conforme as necessidades de cada órgão. A participação na greve também não vai interferir no direito ao recebimento de gratificações decorrentes de assiduidade. Ou seja, a Prefeitura não poderá descontar ou tirar o benefício dos trabalhadores.

Denuncie - O Sindicato orienta os Servidores a não aceitarem ameaças, constrangimentos ou assédio moral – de forma geral e, principalmente, em razão de sua participação na greve contra o RJU. Caso isso ocorra, denuncie ao Stap.

Ata - Leia a íntegra da ata de audiência no TRT aqui.

Informações - Ligue no Sindicato (2468.2607) e fale com nossos diretores.


Mídia repercute greve vitoriosa

Cada passo do nosso movimento teve repercussão nos principais jornais de Guarulhos e São Paulo. Os jornais Diário de S. Paulo, Agora SP, Guarulhos Hoje, Folha Metropolitana e Folha do Ponto, além das mídias eletrônicas, repercutiram a mobilização. Rádios e telejornais também deram espaço ao evento que galvanizou as atenções de toda a cidade.

Na edição de quinta (8), o jornal Diário de S. Paulo estampou o fim da paralisação como principal notícia da seção "Diário Sindical", na página 9.

Pedro falou à rádio CBN, na segunda (5). Ele frisou que os serviços essenciais não foram interrompidos.

Globo - Ainda na segunda, o jornal Bom dia Brasil, da TV Globo, realizou reportagem ao vivo, em frente ao Fácil Bom Clima. A jornalista Patrícia Taufer fez a reportagem.

Folha Metropolitana e Guarulhos Hoje deram manchete em várias edições, de 30 de setembro a 7 de outubro. O site Guarulhos Web também acompanhou o movimento. A Agência Sindical publicou em seu site e no boletim eletrônico Repórter Sindical. O site da Força Sindical também repercutiu.


Derrotados montam central de boatos

O poder político do Bom Clima teve seus pilares abalados pela greve histórica da categoria. E se queimou ainda mais
na imprensa e na opinião pública – agravando as chances eleitorais futuras. Também se desgastou com a manobra açodada na Câmara, tentando passar na marra o RJU.

O que fazem os derrotados? Esperneiam! São esperneios: plantar notas bestas na mídia, postar áudios anônimos na internet e lançar boatos sem fundamento.

O Servidor olha tudo isso com ironia e descrédito, da mesma forma com que reagiu ante aquela carta de última hora, da Prefeitura, tentando vender as "bondades" do RJU.

O que fazer? Não dar bola pra boato; circular entre nós as informações corretas; responder a tudo o que for acintoso. Manter-se em contato com o Sindicato.

Mas a central de boatos terá vida curta porque, como diz certa moda de viola, “tudo o que não presta morre por si mesmo!”

ESTAMOS MAIORES

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Sou Servidor municipal desde 1999. Nesse período, já participei de muitas assembleias, protestos, mobilizações e greves. Mas nunca havia participado de uma greve tão forte quanto esta de agora, contra o projeto do Regime Jurídico Único.

Em geral, as greves específicas – professores, guardas, saúde etc. – são fortes, mas segmentadas. Organizar uma greve geral, com todos, é tarefa muito mais complicada, que depende de vários fatores.

O primeiro fator da nossa vitória foi a razão. Ou seja, a categoria tinha razão! Segundo, a convicção: os Servidores estavam convictos de que o projeto era lesivo. O terceiro, a unidade: a categoria mostrou uma unidade exemplar. Quarto fator foi o “sacocheísmo”: o povo está de saco cheio com muita coisa errada aqui e pelo País afora. Um quinto fator foi a “carta” da Prefeitura, tentando mostrar bondades do RJU. Os Servidores não engoliram a manobra e isso só aumentou a revolta.

Quando a gente começa uma luta, tem sempre uma pergunta obrigatória: - Nós vamos sair maiores ou menores do que quando entramos? Eu não tenho dúvidas de que o funcionalismo municipal de Guarulhos, hoje, está muito maior – ante nós mesmos, ante a opinião pública, ante o sindicalismo e ante o próprio governo municipal.

Parabéns a todos nós. E vamos em frente!


Utilize os serviços disponíveis na sede

A sede do Sindicato oferece serviços que propiciam maior comodidade ao Servidor. Temos salão de cabeleireiro, lan house, aulas de dança de salão, atendimento jurídico e vários convênios.

Cabeleireiro - É um dos serviços mais procurados. Oferece atendimento de qualidade, com preços especiais. Corte masculino e feminino, hidratação e escova estão entre os serviços.

 


Fique sócio pelo nosso site
É fácil e sua sindicalização é automática


Companheiro(a):
ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica do lado superior direito da página inicial.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou visita de nossos diretores nos locais de trabalho, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Milite nas redes sociais. Manifeste suas posições!
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br