Visualização da Newsletter

Edição nº 386, de 20 de março de 2015 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br


Reunião com plantonistas no Stap
debate novos passos da luta
Sindicato presta esclarecimentos sobre vitória na Justiça



Diretores Rogério e Renata e presidente Pedro em reunião com Servidores

Após a bela vitória na Justiça obtida na sexta (13), o Sindicato reuniu os motoristas-plantonistas na manhã da segunda (16), a fim de prestar informações sobre a liminar que garantiu a manutenção da jornada de trabalho atual dos cerca de 140 companheiros.

Esses trabalhadores, por força de ação movida pelo Ministério Público, teriam a jornada de trabalho alterada, com drástica redução salarial. O advogado Marcelo Mendes Pereira – que atuou na Ação Cautelar movida pelo Stap – explicou detalhes da decisão judicial.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho também participou da reunião. “Estou feliz com a decisão, que faz justiça a Servidores que prestam relevante trabalho para a população”, diz. A diretora Renata Grota, que coordenou a mobilização com a Comissão de trabalhadores, também esteve na reunião.

Homenagem - Os motoristas demonstraram gratidão e entregaram placas à diretoria do Sindicato e ao nosso Departamento Jurídico, agradecendo o apoio e a eficiência da ação que reverteu na Justiça a mudança na jornada, que reduziria em até 50% os vencimentos.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com nossos diretores.

Vitória dos plantonistas é destaque na imprensa


Diário de S. Paulo e Guarulhos Hoje

A vitória do Jurídico na ação que garantiu a jornada 24x48 horas foi destaque nos jornais Diário de S. Paulo e Guarulhos Hoje de sábado (14). No Guarulhos Hoje, a matéria ocupou todo o espaço da seção "Bloco de Notas", na página 6.

Já no Diário de S. Paulo, a matéria está na seção "Diário Sindical", na página 14.

Internet - O assunto também foi notícia em sites sindicais e portais de notícias.


Regional Cabuçu encerra agenda de visitas à Proguaru


Presidente Pedro com trabalhadores do Cabuçu

Na quarta (18), encerramos a agenda de visitas às Regionais da Proguaru com reunião na Regional Cabuçu. Nesta semana, também fomos às regionais do Taboão e GOC. Na semana anterior, estivemos nas Regionais Santa Terezinha, Bonsucesso, Pimentas e Cumbica.

Participaram das visitas o presidente Pedro Zanotti Filho e os diretores Jair Lima, Sérgio Ricardo Gomes, Luiz Carlos de Oliveira Tenrreiro (Peninha) e Ricardo da Silva.

Campanha - Nos encontros com os Servidores, falamos sobre a mobilização da nossa campanha salarial, que tem data-base em 1º de maio. Também ouvimos queixas e anotamos reivindicações específicas sobre condições de trabalho, falta de equipamentos, entre outras.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com nossos diretores.

Acordo propicia notebook a Professores

Ano passado, após muita pressão do Sindicato e luta dos Professores, conseguimos firmar acordo com a Secretaria da Educação que, finalmente, passou a cumprir a Lei 11.738 – conhecida como Lei do Piso e da hora-atividade.

Esse acordo assegurou vantagens, como ganhos salariais expressivos, em especial para o Professor de Educação Básica que optou pela jornada estendida. Os cerca de dois mil PEBs que optaram por essa jornada (que inclui três horas semanais) fazem jus a um notebook.

Vários companheiros já estão recebendo o equipamento, que deverá ser usado para o curso on-line de aperfeiçoamento. O computador será entregue antes para quem optou pela jornada estendida. Os demais Professores receberão na sequência.

Informações - Ligue no Sindicato (2468.2607) e fale com nossos diretores.

Sindicato testemunha confusão em UBS


Diretor Rogério conversa com Servidoras da UBS

Companheiro(a): a Unidade Básica de Saúde do Jardim Tranquilidade é uma UBS grande e tradicional de Guarulhos. Deveria estar funcionando adequadamente, mas não está. E por várias razões.

Na quinta (19) nossos diretores Rogério de Oliveira e Ricardo da Silva estiveram no local e constataram: 1) Tem uma obra que causa enormes transtornos aos Servidores – era pra ter sido terminada em outubro passado, mas ficou pra junho deste ano; 2) A obra reduziu o espaço de uso clínico e comum, gerando descontentamento entre os usuários, que são muitos; 3) A obra piorou muito as condições de trabalho dos companheiros.

Brigas - A situação anda tão ruim que brigas envolvendo usuários viraram rotina. O aumento na incidência da dengue e o medo das pessoas ante sintomas difusos, também fez crescer a procura pela UBS. Ou seja, aumentou a demanda em meio a uma obra que não acaba nunca e frente ao quadro reduzido de funcionários. Resultado: tensão, pressão e ameaças.

Providências - “Perante o que testemunhamos na UBS do Tranquilidade, encaminhamos ofício à Secretaria de Saúde e ao prefeito Almeida. E a solução tem de ser pra ontem”, diz Rogério.

Denuncie - Se você trabalha em unidades de Saúde (UBS, hospital etc.) onde há pressões e más condições de trabalho, avise o Sindicato. Ligue 2468.2607 e fale com Rogério ou Ricardo.

Avaliamos luta pelo quadro de apoio ao Magistério


Diretores Pedro, Ivandro e Sara coordenaram reunião 

O Sindicato reuniu quarta (18), na sede, Assistentes de Gestão Escolar, Agente Escolar e Cozinheiras das escolas. O encontro tratou das negociações entre o Stap e a Secretaria de Educação, visando o reconhecimento destes Servidores como integrantes do Magistério.

Com a presença de 50 pessoas, debatemos ações que serão adotadas para agilizar a criação do Quadro de Apoio ao Magistério. Com a medida, os companheiros passam a fazer parte do quadro da Educação, tendo acesso a benefícios específicos da categoria.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.

Stap convoca professores para debater lei do passe livre


Presidente Pedro fala na tribuna da Câmara

O Sindicato convida os Professores da rede (PEB e PEI) para importante reunião, a fim de debater o Projeto de Lei que institui a “Tarifa Zero” no transporte coletivo municipal, com isenção integral da passagem aos estudantes e professores.

Reunião - Será dia 25 de março (quarta-feira), às 19 horas, no Stap. O objetivo é consultar os Educadores, ouvir a posição dos colegas e tirar uma posição que será encaminhada pelo Sindicato nos debates sobre o assunto com a sociedade.

O projeto, do vereador Samuel Vasconcellos (PT), está em discussão na Câmara Municipal.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Tribunal reafirma unidade do funcionalismo municipal

A sentença do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (processo 0000437-39.2013.5.02.0314) joga por terra pretensão do autodenominado Sindicomunitário, que buscava representar os Agentes Comunitários de Saúde.

O voto do desembargador-relator Salvador Franco de Lima Laurino sustenta a prevalência da categoria preponderante, o que reafirma o histórico unitário do Stap. Nosso advogado Marcelo Mendes Pereira observa: “A fragmentação da base sindical enfraquece as categorias e possibilita ao empregador manobrar e explorar fragilidades de segmentos”.

Pedro - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho reafirma a representatividade do Sindicato. “Todos são Servidores públicos”. Ele lembra que o Stap sempre apoiou as lutas dos Agentes
.


Nosso vacilo será fatal e a terceirização passará!
Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

O neoliberalismo impõe graves sacrifícios à classe trabalhadora em todo o mundo – Espanha, Grécia, Portugal, Estados Unidos etc.

O Brasil, nos últimos 12 anos, foi terra firme no pântano neoliberal. O Diap aponta 12 leis favoráveis aos trabalhadores nos anos Lula e 14 no primeiro governo Dilma. E o Dieese mostra ganho real de 76% no salário mínimo, beneficiando 48 milhões de brasileiros.

Esse ciclo parece chegar ao fim. O pacote governista de ajuste fiscal lançado em dezembro aponta isso. E a retomada de dois projetos de terceirização (do PSDB, no Senado; do PMDB, na Câmara) reforçam a percepção de que o capital partiu para o massacre.

A terceirização que eles propõem arrasa boa parte da CLT, liquida direitos, quebra a representação sindical e fere de morte o Direito do Trabalho. É o mais duro golpe contra os trabalhadores depois dos decretos-leis e das intervenções da ditadura.

A Câmara de Deputados, agora sob gerência de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou votação do PL 4.330 para 7 de abril. E o projeto do Senado também avança.

Para mim, a prioridade máxima da classe trabalhadora é impedir a aprovação dessas matérias. Centrais, Confederações, Federações, Sindicatos, Diap, Dieese e demais entidades ligadas ao mundo do trabalho não podem vacilar um segundo. O vacilo será fatal. Repito: nosso vacilo será fatal!


Utilize os serviços disponíveis na sede

A sede do Sindicato oferece uma série de serviços, que propiciam maior comodidade ao Servidor. Temos salão de cabeleireiro, lan house, aulas de dança de salão, atendimento jurídico e vários convênios.

Cabeleireiro - É um dos serviços mais procurados. Oferece atendimento de qualidade, com preços especiais. Corte masculino e feminino, hidratação e escova estão entre os serviços.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil,
e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): Ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais!

O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato, www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br