Visualização da Newsletter

Edição nº 380, de 6 de fevereiro de 2015 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br


Sindicato encaminha nova proposta
de evolução funcional às escolas


Presidente Pedro durante reunião com Educadores da rede municipal

Desde segunda (2), nossos diretores estão percorrendo as escolas da rede, a fim de levar a devolutiva da Secretaria de Educação sobre a evolução funcional dos Educadores. A proposta é resultado da pressão conjunta do Sindicato e dos companheiros.

O novo texto, apresentada, dia 28 ao Sindicato durante reunião na Secretaria, avança em relação à proposta anterior, que tinha sido rejeitada pelos professores em reunião no Stap, em novembro do ano passado.

As negociações quanto aos critérios de avaliação de desempenho, que servirão de base para a evolução funcional, vêm tendo ampla participação de PEBs, PEIs e ADIs de todas as escolas. E vai continuar sendo assim agora, quando os Educadores vão avaliar a nova proposta apresentada pelo secretário Moacir de Souza.

Pedro - O presidente Pedro diz: “As negociações foram longas e difíceis. A pressão deu resultado. Cabe agora aos companheiros das unidades escolares avaliar as mudanças”. Ele lembra que os Educadores devem seguir unidos com o propósito de garantir avanços.

O resultado da discussão e deliberação sobre a proposta deverá ser encaminhada ao Sindicato até 12 de fevereiro de 2015, por meio do e-mail avaliacao@stapguarulhos.org.br

Informações - Ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.

Já abrimos 1.200 ações por quinquênio e sexta-parte


Dr. Marcelo com a Servidora Josefa Vieira

A atuação jurídica é uma importante ferramenta de lutas dos Servidores, que respalda as reivindicações da categoria e traz ganhos concretos. Uma frente importante do nosso Sindicato é a abertura de ações, visando o recebimento de quinquênio e sexta-parte.

“Já ingressamos com 1.200 processos para associados”, informa nosso advogado dr. Marcelo Mendes Pereira. Um número grande de sócios obteve ganhos. “E, no caso, é ganho mesmo, que passa a figurar no holerite e compor a remuneração do Servidor”, explica.

Mais - O Stap ingressa com ações judiciais pelo quinquênio e sexta-parte praticamente todos os dias. Se você tem direito, não vacile. Procure o Jurídico e corra atrás do que é seu. Entre em contato com o Sindicato: 2468.2607. Ou na sede, à avenida Esperança, 840, Vila Progresso.

Plantões - Nossos advogados atendem às segundas e quartas, das 9 ao meio-dia; às terças, das 14 às 18 horas. As ações são gratuitas para associados do Stap.



Mais uma vitória na Justiça garante quinquênio


   Ao fundo, professora Amanda dos Prazeres na sede
A professora Amanda dos Prazeres, PEB na escola Chico Mendes, no Pimentas, é a mais nova contemplada com mais uma vitória do Jurídico em ação para recebimento de quinquênio.

O benefício começou a ser pago no holerite de janeiro de 2015. Amanda, que este mês completa 11 anos de serviço na Prefeitura, conquistou o direito a receber dois quinquênios. Ou seja, o equivalente a 10% do salário.

Na quinta (29), ela esteve no Stap para agradecer o trabalho realizado por nossos advogados. “Tive uma agradável surpresa quando recebi o holerite”, comemora Amanda.


Semana termina com visitas a mais cinco UBSs

O diretor Rogério de Oliveira em UBS do Jardim Normandia

O roteiro de visitas continuou nesta semana, com mais cinco visitas em Unidades Básicas de Saúde. Nossos diretores estiveram nas UBSs do Inocoop, Jardim Jacy, Marinópolis e Allan Kardec (Presidente Dutra) e Jardim Normandia.

Nosso diretor Rogério explica: “Em cada encontro, tratamos de assuntos referentes às funções, condições de trabalho, falamos sobre a campanha salarial deste ano”. A data-base dos Servidores é em maio e o Sindicato já está organizando a mobilização.

Também são abordados temas como atribuições de tarefas, luta pela jornada de 30 horas na Saúde, vale-transporte dos ACSs, entre outros.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores, para agendar visita na UBS em que você trabalha.


Motociclistas da STT reivindicam periculosidade


Nosso diretor Leandro da Silva com motociclistas da STT 

O Stap encaminhou ofício à Administração, solicitando que a STT pague Adicional de Periculosidade aos Agentes de Transportes e Trânsito que atuam com motocicletas, de forma continuada, em suas funções. O direito ao benefício foi assegurado pela Lei 12.997.

Na quarta (4), alguns Agentes estiveram na sede, para definir com a diretoria alguns encaminhamentos junto à Administração, visando regularizar o pagamento do benefício aos companheiros.

A diretora Renata Grota informa que o assunto já foi incluído na pauta da reunião da Comissão Permanente de Negociação (CPN), que será realizada dia 24 de fevereiro.

Informações - No Sindicato, telefone 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.


Repudiar as tentações autoritárias
Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

De 1º de abril de 1964 a 5 de outubro de 1988, o Brasil viveu sob ditadura. A ordem jurídica democrática foi substituída pelos desmandos do regime, Atos Institucionais, decretos-leis e todo tipo de entulho criado por ditadores, um Congresso submisso ou um Judiciário sob pressão.

A data de 5 de outubro de 1988 marca a promulgação da Constituição-cidadã, que restabeleceu a ordem democrática, assegurando direitos individuais e coletivos. Pode não ser o melhor dos mundos. Mas é muito melhor do que a situação que existia antes.

A desordem jurídica da ditadura foi uma operação política. Até porque, no final das contas, ela servia para beneficiar o próprio regime, acobertar seus aliados, proteger o grande capital e dar boa vida às multinacionais. Quem se danou nesse período? O povo, especialmente os trabalhadores, da cidade e do campo.

Portanto, a ordem jurídica democrática favorece os mais pobres. Aliás, ensinava o advogado e professor Aníbal Fernandes: “Os direitos são a propriedade do povo”. A quebra da ordem jurídica traz quebra de direitos e, por consequência, empobrecimento dos mais fracos.

Por isso, devemos repudiar toda tentação autoritária e qualquer insinuação, como fez, lamentavelmente, Fernando Henrique, ao acenar com a troca de Dilma Rousseff por um representante do Judiciário – numa espécie de golpe branco. FHC, comprador do segundo mandato e usurpador do Plano Real, não é pessoa com autoridade moral, convenhamos.

Aos Servidores, o Sindicato reafirma os compromissos com o Estado de Direito, até porque, antes da Constituição de 1988, o Servidor era proibido até de se sindicalizar.

Não tenhamos ilusões: os problemas da democracia se corrigem com mais democracia. Nunca com menos.

Carpintaria - Apuramos não-pagamento de Adicional


Sindicato em reunião na Carpintaria, quarta (4)

Os trabalhadores pediram e o Sindicato foi até o local de trabalho dos companheiros. Na manhã da quarta (4), nossos diretores Jair Lima e Ricardo da Silva estiveram no setor de Carpintaria, na Várzea do Palácio. Eles averiguaram denúncia de que alguns Servidores não estariam recebendo adicional de insalubridade.

Em outubro de 2014, o Sindicato conquistou o benefício a todos que têm direito conforme a Norma Regulamentadora (NR-18). Ricardo comenta: “O benefício é para todos que atuam em funções que oferecem riscos de acidentes ou doenças ocupacionais”.

Segundo Jair, na Carpintaria há servidores que não trabalham em condições insalubres. Por isso, o Sindicato fará um levantamento completo, para verificar se trabalhadores destas áreas estão sendo colocados em tarefas de risco. “Há denúncias de desvio de função”, afirma.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Parceria oferece plano de saúde Unimed

O Stap, em conjunto com a Administradora de Benefícios APSP-SP (Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado de São Paulo), fechou parceria com a Unimed Guarulhos. O objetivo é oferecer aos Servidores a oportunidade de adquirir o melhor plano de saúde de Guarulhos e região.

A parceria coloca ao alcance dos nossos sócios um dos melhores convênios de saúde da região. A rede de serviços credenciados tem abrangência nos municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

Informações - Para saber mais sobre as condições, consulte o Sindicato. Telefones 2468.2607 e 2468.2608. Ou mande e-mail para atendimento@stapguarulhos.org.br.

Veja a tabela de preços em nosso site: www.stapguarulhos.org.br


Fique sócio pelo nosso site:
e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais!


O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato, www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br