Visualização da Newsletter

Edição nº 376, de 9 janeiro de 2015 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Vamos à Justiça cobrar em dobro
o abono de férias e o pecúnio



Diretor Ivandro, doutora Tássia e diretor Sérgio com Servidoras

Companheiro(a): É lei. Empregador que dá calote em férias paga em dobro ao empregado prejudicado. Se é lei, precisa ser cumprida pela - no caso, pela Prefeitura de Guarulhos. E o Sindicato fará isso. Nosso Jurídico já está ultimando os preparativos da ação coletiva, para todos.

O presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “Vamos abrir a ação em nome de todos os companheiros prejudicados, sócios ou não do Sindicato. O processo abrange Servidores da Educação, Guarda, Zoonoses, Saúde, operacionais, cozinheiras e todos os demais setores. Se levou calote no abono de férias e no pecúnio, será coberto pela ação judicial”.

Dobro - Nosso advogado, dr. Marcelo Mendes Pereira, explica que a multa, ou seja, o pagamento em dobro vale tanto para quem ficou sem receber o abono de férias de 1/3 quanto ao Servidor que recebeu o pecúnio – 10 dias “vendidos” ao empregador
.

Prefeitura não se compromete com prazo de pagamento

O Sindicato requereu, por escrito, à Secretaria de Administração e Modernização, resposta oficial sobre a data exata em que serão pagos abono de férias de 1/3 e pecúnio. Até meados da tarde desta sexta (9), não havia resposta.

Fala-se que será no dia 15. Mas queremos por escrito. “Falado, da boca pra fora, não tem valor. Queremos resposta, preto no branco”, diz nosso diretor Ivandro Moreira.



Luta contra calote agita semana dos Servidores

Milhares de Servidores retornaram ao trabalho, no início do ano, com uma péssima notícia: a Prefeitura não havia pago o abono de férias (1/3 do benefício) ou pecúnio, que são os 10 dias que o funcionário pode “vender” ao empregador.

O Sindicato reagiu de pronto. A saber: a) Denunciamos publicamente o calote; b) Mobilizamos nosso Jurídico, que passou a atender na sede os Servidores lesados; c) Cobramos, por ofício, exigindo da Prefeitura resposta por escrito sobre a data exata em que o pagamento será feito.

RESULTADOS

A denúncia teve larga repercussão na imprensa. Na quarta (7) foi manchete da Folha Metropolitana; também saiu com destaque no site da Força Sindical e de outras entidades; nosso presidente Pedro Zanotti Filho falou ao vivo à rádio web da Agência Sindical.

A repercussão prosseguiu. Na quinta (8), nossa denúncia sobre o calote abriu manchete na página 13 do jornal Diário de S. Paulo; voltou a ser destacada no site da Força; pautou reportagem do jornal O Globo, que enviou jornalista à nossa sede; foi publicada no site da Agência Sindical e também no boletim Repórter Sindical.

Jurídico - Nossos advogados continuam a atender Servidores na sede. Vai ser aberta (já está em preparo) ação coletiva em nome dos prejudicados, inclusive pleiteando-se indenização, prevista em lei.

Pedro - “A denúncia à imprensa é uma forma de pressionar ainda mais o mau patrão. Não é a única. Vamos também à Justiça. E a possibilidade de greve continua”, afirma nosso presidente Pedro Zanotti Filho
.



Repúdio ao terrorismo


Sindicato é organização que luta por justiça social e paz. Dessa forma, repudiamos toda forma de terrorismo – por pessoas, grupos ou Estados. Também repudiamos desrespeito à opção religiosa das pessoas.

A disputa pelo poder, em padrões civilizados, é legítima. Mas o sangue de inocentes não pode ser derramado.

Questão complexa, o terrorismo tem muitos ângulos de abordagem. Por exemplo: o maior ato terrorista da atualidade foi cometido pelos Estados Unidos ao jogar duas bombas atômicas sobre a população civil de Hiroshima e Nagasaki, mesmo já estando aniquilado o exército do Japão e tendo o governo daquele país iniciado negociações de paz.

As religiões são sempre construtivas. Destrutiva é a manipulação da fé. Justiça, progresso e paz: são as bandeiras que unem a humanidade!

A diretoria



Stap pede explicações sobre falta de para-raios no HMU

Nosso Sindicato encaminhou nesta quinta (8) ofício à Secretaria da Saúde para que explique denúncia sobre ausência de para-raios no Hospital Municipal de Urgências (HMU).

O diretor Rogério de Oliveira explica: “O diretor do Sindicato, Ivandro, ouviu essa denúncia hoje de manhã no programa de rádio do jornalista Pedro Notaro, e passou pra mim. Fui ao HMU. Na verdade, tem para-raios. Mas não estão aterrados. Quer dizer: o equipamento está lá, mas não funciona, não está servindo pra nada”.

Denúncias ao Sindicato, ligue 2468.2607 e 2468.2608.


Reflexão sobre calote salarial

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Argeu Quintanilha de Carvalho era advogado trabalhista. Havia sido professor e metalúrgico, ajudando a fundar o Sindicato da categoria em Campinas. Anos depois, foi um atuante Delegado do Trabalho no Estado, marcando sua gestão pelo rigor nas fiscalizações de empresas desonestas e no combate aos acidentes de trabalho.

Quanto ao atraso no pagamento salarial e verbas trabalhistas, ele fazia paralelo com o não-pagamento de pensão alimentícia. Lembrava que vai preso pai que nega pensão ao filho. Dizia que, com relação ao atraso do salário, urgia a lei  ser mais rigorosa com o patrão.

Se a empresa é de fundo de quintal e está quebrada, entende-se o atraso (não que se concorde). Mas patrão rico, como a Prefeitura de Guarulhos, não tem razão para deixar de pagar direitos sobre os quais não cabe dúvida ou controvérsia.

É só uma reflexão ante o calote da Prefeitura em cima do abono de férias, de 1/3, ou pecúnio de 10 dias a milhares de Servidores.

Mau patrão não pode ficar impune!


Utilize os serviços disponíveis na sede

A sede do Sindicato oferece uma série de serviços ao Servidor. Temos salão de cabeleireiro, lan house, aulas de dança de salão, atendimento jurídico e vários convênios.

Um dos serviços mais procurados é o cabeleireiro. O salão oferece atendimento de ótima qualidade, com preços especiais. Corte masculino e feminino, hidratação e escova estão entre os serviços.


Fique sócio pelo nosso site:
é fácil e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais

O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o esforço humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato, www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br