Visualização da Newsletter

Edição nº 366, de 17 de outubro de 2014 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

Stap homenageia Educadores e cobra
ações para ampliar formação


ABRIL - Cerca de 3 mil Educadores vão às ruas por valorização profissional
Na quarta (15), foi comemorado em todo o Brasil o Dia do Professor. A luta por melhorias salariais e valorização dos Professores da rede municipal sempre foi uma das prioridades da nossa diretoria, como registrou matéria na Folha Metropolitana.

O jornal entrevistou nossa diretora Sara Pereira Santana. Na matéria, ela cobra da Prefeitura convênios com o Campus Pimentas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para formação de Professores da rede. Sara também defende a criação de um Centro de Formação de Professores, com sede no Adamastor Centro.

Um marco do compromisso do Sindicato com os Educadores ocorreu em 2007, quando, com muita luta, garantimos na Justiça o merecido feriado do Dia do Professor, que a administração municipal havia retirado. Desde então, a data é respeitada. Também em 2007, por meio de greve, os então Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) conquistaram redução da jornada e melhores condições de trabalho.

Ganhos - Nos últimos anos, garantimos isonomia salarial entre PEI e PEB, hora-atividade de 1\3 da jornada, gratificação de mérito, contratação de professor volante e estamos com negociações avançadas sobre a avaliação de desempenho para evolução funcional.

“A Educação faz a diferença na vida da pessoa. Faz toda a diferença. Tenho muitos amigos professores. Sei da dedicação desses companheiros ao ensino e à formação dos alunos. A educação é, ainda hoje, a mais efetiva forma de inclusão social”, diz nosso presidente Pedro Zanotti Filho.

Coluna no Guarulhos Hoje
reafirma luta por valorização

O "Espaço do Servidor", coluna que o Stap publica toda semana na imprensa, fez uma homenagem aos Professores da rede municipal. O texto destaca alguns ganhos obtidos pela negociação do Sindicato e mobilização dos companheiros, como isonomia entre PEI e PEB, hora-atividade de 1/3 da jornada e gratificação de mérito.

A coluna desta semana foi publicada quinta (16), no jornal Guarulhos Hoje. Leia e divulgue!


Vitória em mais uma ação de quinquênio e sexta-parte

Ivandro, Tassia e José Manoel comemoram vitória judicial
Nosso Jurídico garantiu o pagamento de quinquênio e sexta-parte a José Manoel da Silva, Servidor celetista no cemitério da Vila Rio. Na Prefeitura há 24 anos, o Agente Operacional Funerário teve contemplado o direito a quatro quinquênios mais a sexta-parte.

José Manoel da Silva receberá, mensalmente, R$ 286,75 referentes ao adicional de tempo de serviço (quinquênio), mais R$ 238,96 da sexta-parte. O Departamento Jurídico do Stap entrou com a ação trabalhista há pouco mais de dois anos.

Processos - O Jurídico do Sindicato já obteve êxito em centenas de ações, que garantem equivalência de direitos a quinquênio e sexta-parte a celetistas e estatutários. Procure nosso Departamento Jurídico e informe-se.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com o Jurídico do Stap.


Stap apoia greve vitoriosa de metalúrgicos da GB

Presidente Pedro fala aos trabalhadores durante paralisação
Na terça (14), o Sindicato apoiou paralisação dos trabalhadores da Usinagem Mecânica GB, empresa metalúrgica instalada no Jardim Fátima, no Bonsucesso. O Sindicato dos Metalúrgicos promoveu o protesto na empresa, que vinha praticando uma série de abusos, como demissões arbitrárias, não-aceitação de atestados médicos, entre outros.

O Stap foi representado pelo presidente Pedro e os diretores Jair Lima, Sérgio Gomes e Ricardo da Silva. Outros Sindicatos também apoiaram, como químicos, têxteis e da alimentação. A luta deu resultado: a empresa atendeu a maioria das reivindicações.

Pedro destaca: “Levamos nossa solidariedade aos metalúrgicos, da mesma forma que eles já nos apoiaram em várias lutas. Somos todos da mesma classe, a classe trabalhadora”.

Informações - No Sindicato, telefone 2468.2607. Fale com nossos diretores.


Sindicato orienta sobre vagas nas creches

O Stap recebeu várias ligações de mães professoras, reclamando que não tinham conseguido vaga para seus filhos nas creches da Prefeitura. Sobre o assunto, o Sindicato foi informado que a Prefeitura efetuou o cadastramento de todas as matrículas, mas está dando prioridade – ou seja, colocou no início da fila – os filhos das mães que estão inscritas em programas sociais.

Informamos às companheiras que, porventura, tenham necessidade de colocar filhos em creches públicas, que o preenchimento de vagas, confirmação de matrícula e outras questões pertinentes são atribuições exclusivas da Administração Municipal.O Stap é entidade de classe, que atua na defesa dos direitos e interesses da categoria junto a seu empregador, no caso a Prefeitura e demais órgãos.

Solução - O Sindicato orienta os Servidores, que estão enfrentando problema com as creches, a encaminhar o assunto ao Ministério Público, na Vara da Infância, instituição que tem poderes e a atribuição de pressionar o Poder Executivo a cumprir suas funções constitucionais. Lá, serão adotadas as medidas cabíveis previstas em lei.

O Jurídico do Sindicato também está à disposição para eventuais informações e esclarecimentos. Ligue 2468.2607.


Minha gratidão aos professores
Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho
Como sabem os meus amigos e como eu já disse diversas vezes, publicamente, tenho origem humilde. Fui criado no Lenize, uma região ainda hoje muito carente de Guarulhos – imagine décadas atrás!

Recebi boa educação dentro de casa e, graças a Deus, pude contar com bons professores. Além das matérias escolares, meus mestres ajudaram na minha formação moral e do próprio caráter.

Eu imagino a vida de quem nunca pôde frequentar uma escola ou teve apenas uma pequena formação básica e insuficiente.

A Educação faz a diferença na vida da pessoa. Faz toda a diferença.

Tenho muitos amigos professores. Sei da dedicação desses companheiros ao ensino e à formação dos alunos. A educação é, ainda hoje, a mais efetiva forma de inclusão social.

Por isso, ao ensejo do Dia do Professor (instituído pelo grande brasileiro João Goulart), mais que parabenizar, quero agradecer os professores, de ontem e de hoje.


Atenção, associados:
Retire convites para festa da categoria até dia 27

Os convites para a festa da categoria já estão à disposição dos sócios. Eles darão acesso ao local do evento, a titulares e dependentes. Veja bem: é indispensável a apresentação do convite na entrada. Portanto, não deixe pra última hora.

Retire seu convite -
Até 27 de outubro, das 9 ao meio-dia e das 13 às 18 horas, de segunda a sexta no Stap (avenida Esperança, 840, Vila Progresso, Centro). Só o titular pode retirar convite. É necessário apresentar documento, com foto, do sócio e dependentes.

Data/local - Será dia 1º de novembro (sábado), no Sítio Vale Verde, na Vila Rio de Janeiro. O endereço é avenida Benjamin Harris Hunnicutt, 2.680.

Atrações - Shows de artistas populares, churrasco, refrigerante, cerveja e sorteio de prêmios. Também haverá brinquedos infláveis e outras brincadeiras para a criançada.

Vamos comemorar o aniversário de 26 anos do Stap, fundado em 2 de dezembro de 1988; e celebrar o Dia do Servidor (28 de outubro). O evento começa às 11 horas. Compareça!

Presidente Pedro convida sócios para festa da categoria.

Clique na imagem e assista ao vídeo.


Fique sócio pelo nosso site:
é fácil e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais

O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.
 

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato, www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br