Visualização da Newsletter

Edição nº 361, de 12 de setembro de 2014 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Operacionais da Sema denunciam
abusos e maus-tratos de chefias

12 de setembro - Presidente Pedro e diretor Jair em obra de praça no Cecap

O Sindicato recebeu denúncias que na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) chefias estão passando dos limites de suas atribuições. Os trabalhadores reclamam de maus tratos e pressão excessiva na realização das tarefas.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho adverte: “Não aceitamos abusos de ninguém. O secretário Zanetta também tem responsabilidade e deve orientar melhor seus subordinados ”.

Um exemplo disso é o que está ocorrendo nas obras de conclusão de uma praça no Parque Cecap. Os Servidores escalados para o serviço se queixam que são maltratados com frequência, por meio de ordens repassadas de forma grosseira, além do excesso de trabalho.

Na manhã desta sexta (12), o presidente Pedro e os diretores Jair Lima e Ricardo da Silva estiveram na obra. “Os companheiros estão submetidos a vários tipos de pressão, inclusive ameaças”, explica Pedro. Ele destaca que os abusos estão desmotivando e revoltando os Servidores.

Reunião - Após o encontro com os trabalhadores no Cecap, o Stap encaminhou ofício ao secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Zanetta, com cópia ao secretário de Administração Vitor Kleber, comunicando a realização de reunião na Secretaria.

Local/horário - O encontro será na próxima terça-feira (16), às 7 horas, na sede da Sema (rua Antonio Vita, 253, Parque Renato Maia). Particiepe!

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.


Curso de pilotagem de moto é conquista na STT

Agentes durante curso no Centro Educacional da Honda
Os Agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito cobraram melhorias e, com apoio do Stap, conseguiram do órgão a realização de um curso de aperfeiçoamento em pilotagem de motos. A atividade serve como reciclagem para os profissionais que atuam sobre duas rodas.

A primeira turma obteve formação dias 9 e 10, com 25 Agentes de Trânsito. A próxima fará o curso dias 29 e 30 de setembro. Todos recebem certificado no final do curso.

Pilotagem de carro - O próximo passo será obter curso de aperfeiçoamento de pilotagem de carro, que já foi prometido. O Sindicato está negociando para que aconteça ainda este ano.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.


Servidor de restaurante está cansado de enrolação

Diretores do Stap em reunião no Macedo
Os diretores Jair Lima e Ricardo da Silva estiveram quinta (11) no Restaurante Popular Centro, no Macedo. Eles se reuniram com os Servidores para informar o andamento das negociações referentes ao pagamento do adicional de insalubridade.

A reunião anterior ocorreu dia 8 de agosto. Após o encontro, estivemos na gerência dos restaurantes e no Sesmt, que alega problemas com equipamento para fazer o laudo técnico. Tudo depende do laudo. Mas, na Administração, ninguém fornece informação segura sobre quando esse equipamento será consertado.

A insatisfação dos companheiros é grande. Vale lembrar que o benefício, equivalente a 20% do salário mínimo (insalubridade em grau médio), já é pago no restaurante do Taboão.

Ações - Ficou então decidido que o Sindicato vai fazer reunião também com os Servidores do restaurante de Cumbica, que estão na mesma situação, a fim de definir uma ação conjunta para pressionar a Administração. O encontro será na próxima semana.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com os diretores Jair e Ricardo.


Espaço do Servidor destaca lutas sindicais
A coluna do Sindicato nesta quinta (11), na Folha Metropolitana, reforça a luta para garantir o vale-transporte a Servidores residentes em municípios não-limítrofes com Guarulhos. Outro assunto é a conquista do adicional de periculosidade para os eletricistas.

A coluna também divulga apoio do Stap à produção artística na base.

Leia e divulgue!


Artistas da categoria vão expor na sede
O Sindicato apoia as ações culturais na base. É o caso de Marino Ferreira da Silva, Ajudante Geral na Proguaru, conhecido como Mestre Yrapuru, que recebeu apoio do Stap na edição de livro sobre capoeira; e o artista plástico Francisco Araújo da Silva, Servidor da Sema, que está em matéria publicada em nosso site.

Exposição - Com o objetivo de integrar a diversidade da produção cultural na base, o Stap vai promover Mostra de artistas da categoria em nossa sede.

Modalidades: Pintura, escultura, artesanato e outras manifestações artisticas.

Inscrições - Até 20 de setembro, na sede. Participe!

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com os diretores Rogério ou Renata.


Contra abusos, maus-tratos e a terceirização!
Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho
A luta por trabalho decente não para. Nós, trabalhadores, de um lado, exigimos trabalho decente, e a classe patronal, de outro, tenta precarizar tudo.

Chamo atenção para um fato grave, que é o ataque patronal junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), onde tentam liberar geral a terceirização e oficializar a selvageria nas relações capital-trabalho.

O alerta começou pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), que nos informou acerca da múlti japonesa Cenibra, tentando derrubar os precedentes do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Agora, outro ataque vem da Associação Brasileira de Agrotóxicos, que vai também ao Supremo contra toda norma e sentença que definem a ilegalidade das terceirizações.

Por fim, vem a candidata Marina Silva que defende a terceirização irrestrita em seu programa de governo.

Sema - Nesta terça, vamos à Secretaria do Meio Ambiente cobrar condições decentes aos companheiros. Queremos saber do secretário Zanetta se ele é omisso ou se estimula maus-tratos a Servidores.


Sindicato promove excursão a Socorro
Stap promove excursão a Socorro, cidade na Serra da Mantiqueira, a 132 quilômetros da Capital, nos dias 18 e 19 de outubro. Hospedagem na Pousada Resort 7 Belo (incluso transporte com seguro, guia, pensão completa e lazer disponível sem custo adicional).

Sócios e dependentes pagam R$ 340,00 por pessoa. Crianças de cinco a 10 anos, valor cai para R$ 240,00. Pagamento a vista ou em até quatro vezes.

Aproveite! A cidade oferece uma feira permanente de malhas, tricô e artesanato.

Informações - No Sindicato, com Ivandro: 2468.2607.


Fique sócio pelo nosso site:
é fácil e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam.

Informações - N Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br