Visualização da Newsletter

Edição nº 351, de 3 de julho de 2014 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Stap presente no ato em prol
do Estatuto Geral das GCMs

Diretor Leandro ao lado dos companheiros José Vitor e Glicério no Senado, em Brasília
Na terça (1º), guardas civis de todo o Brasil estiveram no Congresso Nacional e realizaram ato, cobrando a aprovação pelo Senado do Projeto de Lei 39/2014. A proposta cria o Estatuto Geral das Guardas Municipais e regulamenta as atribuições dos GCMs.

Nosso Sindicato marcou presença na manifestação, enviando a Brasília o diretor Leandro Martins e os GCMs José Vitor e João Glicério.

O projeto, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Os GCMs passarão a ter direito à estruturação em carreira única, com progressão funcional.

Segundo a proposta, a categoria ainda poderá atuar em ações preventivas na segurança escolar. Também será permitida à guarda municipal contribuir com órgãos de segurança pública em ações conjuntas de pacificação de conflitos, entre outras funções.

Avanço - Leandro ressalta que o ato foi positivo, resultando no compromisso dos senadores de votar a matéria ainda este mês. Nosso diretor conta: “O senador Paulo Paim (PT-RS) garantiu no plenário que o projeto, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, será votado neste mês, provavelmente em sessões marcadas para os dias 15, 16 e 17”.

Se aprovado no Senado, seguirá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com o diretor Leandro.

Plano Nacional de Educação agora é lei

A Lei 13.005/2014, que instituiu oficialmente o novo Plano Nacional de Educação (PNE), foi sancionada pela presidente Dilma dia 26 de junho. O PNE, que tramitava no Congresso há quase quatro anos, traça objetivos e metas para melhoria do ensino em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos nos próximos dez anos. O plano prevê ainda a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área.

Os municípios têm um grande desafio, a partir da aprovação do PNE: traçar suas próprias metas, estratégias e ações educacionais para cumprir os objetivos dos próximos dez anos.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho ressalta que a implementação do Plano deve ser participativa. Ele destaca que o Stap atuou nas lutas pela aprovação da lei, principalmente os 10% do PIB para o setor. “Agora, mais do que nunca, é hora de reforçar nossa mobilização, para atingir os objetivos do PNE”, diz.

O diretor Ivandro Moreira, que tem coordenado – junto com a diretora Sara Santana – o debate das questões relacionadas à Educação, considera que a participação da sociedade é imprescindível na execução do PNE. “O desafio é fazer a sociedade participar”, afirma.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com os diretores Ivandro e Sara.


Atendimento no Stap sexta (4) terá horário especial

O expediente no Sindicato terá horário diferenciado nesta sexta (4), em razão do jogo da Seleção Brasileira com a Colômbia, às 17 horas, em Fortaleza. É a nossa seleção na luta para passar pelas quartas-de-final da Copa.

Expediente - Será das 8 ao meio-dia.

Mas, atenção: caso a Seleção Brasileira vença a partida, o que todos nós torceremos muito para que ocorra, o próximo jogo – na semifinal – será terça-feira (8), véspera do feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932).

Portanto, fique atento! Nesse caso, para evitar contratempos, o Sindicato vai seguir o mesmo horário de funcionamento que for estabelecido pela Administração Municipal para o funcionalismo. Por enquanto, é torcer muito pela vitória do nosso selecionado.

Copa no Brasil - Vamos torcer por mais uma vitória da nossa Seleção e seguir na luta pela valorização do funcionalismo e dos serviços públicos. É Brasil rumo ao hexa!


Copa e canalhice

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho
Não existe povo mais patriota do que o norte-americano. Do cidadão mais simples ao capitalista mais poderoso, todos enchem o peito e dizem “América!”

Os Estados Unidos não dominam o mundo só por causa disso. Mas, sem dúvida, esse sentimento fortalece o sentido de potência, cultivado pela mídia, cinema, música e por todos os setores dominantes daquele país.

A elite brasileira idolatra os States. Mas, devido a seu vira-latismo, abomina nosso nacionalismo, que considera coisa de gente atrasada.

Pois bem. Vimos isso ocorrer, mais uma vez, na Copa do Brasil – que tem seus problemas, claro. Nossa elite, por meio da mídia e dos partidos direitosos, espancou a Copa, jogou contra, previu catástrofes e encheu a boca: “O Brasil não tem competência pra um evento desse porte!”

A Copa aí está, com alto nível nas partidas, estádios lotados, aeroportos funcionando direito, transporte coletivo dando conta do recado, e um grande número de turistas, bem recebidos e respeitados.

O povo, a imensa maioria que trabalha e vive honestamente, é patriota e não idolatra potências. O povo torce pela seleção e aplaude os jogadores. A seleção acaba exaltando o nacionalismo e a união entre os brasileiros.

É tudo o que nossa elite canalha odeia: sentimento nacional e unidade nacional. Por isso, jogou tudo contra a Copa, e quebrou a cara. De novo.

Dia seguinte - Vamos, depois da Copa, continuar buscando um País justo e soberano. Agora, é torcer pela seleção e pelo futebol bem-jogado.

Parceria com Faculdade Brasil garante descontos
O Stap oferece parceria que garante descontos especiais para sócios e dependentes. Trata-se do convênio com a Faculdade Brasil, à rua Bueno Brandão, 74, Taboão. Telefone (11) 2887.2188.


Vantagem -
Desconto de 25% na matrícula, mais 10% nas mensalidades, em cursos de pós-graduação.

Cursos - Psicologia Clínica e Institucional; 2ª licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia; e Gestão Escolar. Mensalidades a partir de R$ 135,00.

Outras informações no site da escola (
www.faculdadebrasil.edu.br).

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.

Fique sócio pelo nosso site: é fácil
e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita.

As demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam. Informações no Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br