Visualização da Newsletter

Edição nº 325 de 24 de janeiro de 2014 - Email: sindicato@stapguarulhos.org.br

Compareça. Convide outros companheiros

Dia 4 tem protesto contra decreto
do Derman e outras maldades
da Administração
Companheiro(a): a toda ação existe uma reação. A toda agressão cabe uma resposta dura e intensa.

Não é de hoje que a Administração vem agredindo direitos dos Servidores, ao descumprir leis, cassar benefícios, negar pagamento de adicionais e rasgar acordos – como no caso do PCCS na Prefeitura: Almeida assinou acordo em 2011, mas até hoje não cumpriu.

A mais recente agressão é o Decreto 31.258 (imagem ao lado), assinado por Carlos Derman, prefeito em exercício. O decreto é draconiano, ilegal e desumano, pois tenta, na prática, impedir o Servidor de se socorrer de cuidados médicos. A afronta atinge mais duramente, primeiro, quem cumpre jornada inferior a 35 horas. Mas cria dificuldades também para quem cumpre outras jornadas.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO - Companheiro(a): a vida nos obriga a procurar entender o que está acontecendo, realmente. E o que acontece, hoje, concretamente, é uma escalada de agressões por parte do gestor público.

Veja: eles tentam cassar o Transfere; descumprem a lei federal que garante a hora-atividade do professor; se recusam a pagar Adicional de Insalubridade justo aos trabalhadores de cemitérios; só pagam quinquênio e sexta-parte na Justiça; impõem péssimas condições de trabalho (no DTI, na STT, em UBSs e tantos outros lugares); mantêm duas vergonhosas escolas de lata, entre outras barbaridades.

O QUE FAZER? - Diante desse quadro, que insulta o Servidor e os Serviços Públicos, só tem uma saída: é reagir. Reagir de forma organizada, com união e intensidade.

Para tanto, o Sindicato convoca Ato de Protesto, dia 4 de fevereiro (terça-feira), na Praça Getúlio Vargas, Centro, a partir das 17 horas.

Fique claro: a Administração atropela a lei, rasga acordos e afronta a dignidade dos Servidores. O decreto do Derman é só mais uma maldade do governo que aí está. Reaja: todos à Getúlio Varas, dia 4 de fevereiro, a partir das 17 horas.

Clique aqui e leia o decreto nefasto. Constate você mesmo as maldades contra o Servidor

O povo quer saber: Derman fez ou foi mandado fazer?

O que faz um prefeito por 15 dias sacar tamanha maldade contra o Servidor, especialmente o que está sob cuidados médicos? Foi o Derman mesmo quem gestou tal abuso ou ele apenas requentou a maldade antes tentada pelo secretário Moacir, na Educação? Ou será que o Almeida deixou o decreto pronto e jogou a bomba no colo do prefeito em exercício?!


Imprensa repercute maldade contra o Servidor


A denúncia do Sindicato contra o decreto teve grande repercussão na mídia.

O assunto foi manchete do jornal "Diário de Guarulhos", na edição da quarta (22). A "Folha Metropolitana" também repercutiu a medida na capa e na página 4. No "GuarulhosWebTablóide", a matéria saiu quinta (23). O jornal paulistano "Diário de S. Paulo" publicou nota nesta sexta (24).

Internet - As versões digitais dos veículos também publicaram matéria. A denúncia repercutiu ainda no boletim "Repórter Sindical" e sites da Agência Sindical e Força Sindical.

Televisão - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho foi entrevistado pelo "Radar de Notícias" na quinta (23). O programa é transmitido ao vivo na Rádio Imprensa (102.5) e TV Cantareira. A entrevista durou cerca de 15 minutos. Clique aqui e ouça.


Servidores indignados com descaso no DTI Taboão


Stap e Servidores definem mobilização contra descaso

Na terça (21), diretores do Stap estiveram no galpão do DTI (Departamento de Transporte Interno), no Taboão, onde vários problemas se acumulam desde o ano passado. Os companheiros até já falam em fazer paralisação .

As demandas vão se acumulando porque a Prefeitura enrola. Veja: dia 17 de dezembro, o Sindicato protocolou ofício solicitando reunião urgente, a fim de debater soluções para os problemas. Até o momento não houve resposta.

Irregularidades - Entre elas, falta de chuveiros, forro do vestiário caindo; lixo e sucata no ambiente de trabalho; telhas soltas e goteiras; risco de acidentes; e falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Exigimos providências. Os Servidores do DTI merecem respeito.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607 e fale com um de nossos diretores.


Visita a cemitérios esclarece folga na jornada 12x36

Daiane e Pedro com Servidores do Cemitério Vila Rio
O presidente Pedro e os diretores Sérgio e Daiane foram aos cemitérios do Bonsucesso, Vila Rio e Centro explicar aos Servidores que fazem jornada 12x36 como funciona a concessão da folga extra (ou pagamento em dobro) no trabalho em feriados.

A visita, na noite de 17 de janeiro, esclareceu pontos do novo acordo de horas, que causaram dúvidas por falta de orientação aos gestores. Pedro comenta: “Nos cemitérios, as chefias achavam que não deviam conceder a folga”.

História - A folga extra está em vigor desde 1º de novembro. Funciona assim: quando, na jornada 12x36, o trabalho cair em feriado, fica garantida mais uma folga, a ser concedida até o mês subsequente. Na impossibilidade de concessão da folga, as horas serão pagas até o mês seguinte com acréscimo de 100%.

Informações - No Stap: 2468.2607. Com um de nossos diretores.


Nova vitória nas ações de quinquênio e sexta-parte

Dr.Marcelo e Josefa no Jurídico do Stap
A psicóloga Josefa Vieira de Melo, Servidora da Secretaria de Saúde, passa a receber quinquênio e sexta-parte. É mais uma vitória do Jurídico do nosso Sindicato.

A companheira foi admitida na Prefeitura em 1984, como celetista. O Jurídico ingressou com o processo em julho de 2011. Com 27 anos de casa, ela recebe cinco quinquênios e a sexta parte. As ações são gratuitas para os associados.

Benefícios - Quinquênio é um valor acrescido ao salário a cada cinco anos de trabalho. Sexta-parte é concedida após 20 anos de serviço, quando o Servidor passa a receber o valor correspondente a 1/6 da soma do salário-base e dos quinquênios.

Informações - No Sindicato: 2468.2607. Nossos advogados atendem às segundas e quartas, das 9 ao meio-dia; às terças, das 14 às 18 horas.


PCCS dos Agentes da STT começa a ser debatido

17 de janeiro - CPN retoma negociações do PCCS
Dia 17 de janeiro houve reunião extraordinária da CPN (Comissão Permanente de Negociação), que retomou o debate sobre implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para os Agentes de Transporte e Trânsito.

O reinício das negociações ficou definido em novembro, depois que os Servidores do setor decretaram estado de greve. O compromisso com a implantação do Plano está registrado em ata, assinada pelos gestores municipais em 2011.

Proposta - As negociações têm como base a proposta apresentada no final do ano passado pelo Stap e Comissão de Trabalhadores.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Com um de nossos diretores.


A nova classe patronal
Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br

www.facebook.com/pedrozanottifilho
A imagem clássica do patrão é o sujeito gordão, burguesão, arrogante, pisando no trabalhador.

Essa figura ainda persiste. Mas há outras. Uma nova camada patronal surge no serviço público, em alguns casos com personagens políticos vindos da esquerda e ligados a administrações ditas progressistas.

O gestor, pela natureza da função, tem um viés burocrático. Mas existe também o tecnocrata. Este é a degeneração da própria burocracia. A tecnocracia tem algo de patológico, portanto.

De todo modo, patrão burguesão ou patrão da nova classe, os abusos dessa gente devem ser combatidos. Sejam seus decretos nefastos, sejam as más condições de trabalho que eles impõem, seja o salário arrochado, seja o descumprimento de normas legais.

Denunciar e combater. É o que temos feito. E faremos!


Use o convênio com Colégio e Faculdade Progresso
O Stap acaba de firmar mais uma parceria, que garante descontos especiais para sócios e dependentes nas mensalidades de alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Mais bolsas de estudo nos cursos de Pedagogia e Administração, para quem participar dos programas "Ler e Escrever" e "Escola da Família", ambos do governo do Estado.

DESCONTOS

Colégio Progresso -
Abrangem diversas faixas, conforme curso e período, variando de 14% a 32%. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Faculdade Progresso - Desconto de 15% nos cursos de extensão em Marketing Digital, E-Commerce e na pós-graduação. Preços especiais nos cursos de graduação.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Fique sócio pelo nosso site
(Sindicalização por esse sistema passa a ser automática)
Companheiro(a): ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo da nossa página, mais à direita.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores às repartições, continuam.

A sindicalização via site é mais um meio de agilizar o processo. Fique sócio. Vale a pena!



Ajude a mobilizar. Use as redes sociais

O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br

Protesto dia 4. Não se esqueça!